Água, fonte de vida
“ Eu achei bom o trabalho sobre a água, gostei de ver a vertente, de onde vem a água. E de ver a caixa de água como é feito o tratamento. Que a água é muito importante, sem ela não existe vida. A visita a corsan foi interessante, pois o tratamento é diferente do nosso município. A maquete foi muito legal, vimos o tratamento da água e como ela chega até nossas casas. Gostei muito de participar da Feira, e de explicar nosso trabalho aos visitantes;
César Ulisses Rodrigues Pereira | aluno(a)
“ No primeiro momento quero registrar os meus parabéns pelo projeto desenvolvido no 4º ano, da feliz escolha do projeto trabalhado água, fonte de vida. Meu filho trouxe muitos ensinamentos para casa, sempre comentou do assunto com muito entusiasmo e aprendizado. A percepção que tive é de que a professora conseguiu despertar nos alunos o senso crítico e grande curiosidade pelo tema água, que considero de grande importância pensando na valorização e cuidados com esse bem tão precioso.
Silvia Almerinda Borges Gehlen | responsável
Pergunta Exploratória
o que encontramos neste lugar?
Expedição Investigativa
Os alunos do 4º Ano realizaram a expedição investigativa nas proximidades da Escola. Visitamos um bosque onde encontramos um córrego de água e uma vertente, o que chamou muito a atenção dos mesmos. A partir da pergunta exploratória: "o que encontramos neste lugar?", descobrimos muitos elementos da natureza.
Objetivos
Compreender que a água é condição essencial de vida a todo ser vivo.
Comunidade de Aprendizagem
Convidamos o Paulo Morige, secretário municipal da agricultura, que conversou conosco sobre o tratamento da água em Mormaço; A professora de biologia, Caroline Malaggi, conversou conosco sobre os peixes; Realizamos uma visita orientada na Corsan de Soledade para conhecer o tratamento da água. As famílias participaram do projeto colaborando com as pesquisas sobre a água, em casa e visitando a Mostra do Conhecimento;
Articulação com o currículo
Ciências: água = origem, estados físicos, cuidados, água potável x água poluída, água doce x água salgada, respiração embaixo da água;
higiene pessoal e preservação de doenças, vacinas, corpo humano, órgãos do sentido; higiene da habitação;
Português: leitura, interpretação, produção textual, ouvir e contar histórias, expressão oral, ortografia, vocabulário, sinônimo x antônimo, substantivo próprio x comum, classificação quanto ao número de sílabas e a sílaba tônica;
Matemátrica: problemas envolvendo as quatro operações, multiplicação com dois números;
Artes: dramatização, mímicas, dança, canto, desenhos, pintura, recortes, colagens, painéis.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Realizamos o processo assemblear para definir o nome do projeto, todos os alunos apresentaram sugestões de nomes e posteriormente votamos, onde ficou definido o nome do projeto: Água, fonte de vida.