Alimentação saudável: você é o que você come
“ Eu aprendi que os alimentos saudáveis são muito bons para o nosso corpo e previnem doenças, e que devemos comer todos os dias. Também achei muito legal quando fizemos atividades em grupo, quando saímos para visitar a fruteira para conhecer as frutas e verduras. É bom comer alimentos saudáveis para ter uma boa saúde!
Ivan dos Santos Costa | aluno(a)
Expedição Investigativa
Contamos com a presença da nutricionista do município: Goreti Dotto, que realizou uma roda de conversa sobre o tema, após realizamos um passeio até a fruteira, para que as crianças observassem as frutas, as verduras e legumes que devem estar presentes em suas refeições. A ideia de trabalhar mais profundamente sobre este tema, partiu do momento da merenda escolar das crianças, as quais recusavam-se a provar alimentos diferentes dos habituais do seu dia a dia.
Objetivos
Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de forma atraente, lúdica e educativa, incentivando uma mudança de comportamento apoiando a alimentação saudável e a realização de atividades físicas.
Comunidade de Aprendizagem
A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais, enfim, apoiadores e toda Comunidade envolvida no processo formativo da criança.
Articulação com o currículo
* Visita a fruteira, para as crianças observarem, as frutas, verduras e legumes: Reconhecer vários tipos de frutas e verduras.
* Livro de receitas saudáveis elaboradas junto com a família: Construção do livro de receitas saudáveis, cada aluno traz a sua receita preferida para a montagem coletiva do livro.
* Elaboração de uma das receitas na escola junto com os alunos: Escolher junto com as crianças em uma roda de conversa uma das receitas do livrinho para desenvolver no refeitório da escola com os alunos e logo após degustar.
* Construção da pirâmide alimentar: Classificar alimentos saudáveis.
* Filme sobre alimentos: Identificar alimentos saudáveis.
* Teatro com fantoches sobre alimentos: Identificar diferentes alimentos.
* História com dramatização: Reconhecer diferenças de alimentos para seres humanos e animais.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após retornar à escola, sentamos em uma roda de conversa, a professora e os alunos para escolhermos juntos o nome do projeto, vários nomes surgiram, mas o escolhido pela maioria foi: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL -VOCÊ É O QUE VOCÊ COME!