A arte de se alimentar
“ Eu aprendi muitas coisas sobre alimentação saudável. Temos que comer saladas e frutas. A minha fruta preferida é manga. E os doces têm que ser pouquinho, por exemplo, só numa festa, porque doce é gostoso, mas não é saudável e a gente pode até ficar doente por causa dele.
Bibiana Ztradek Vieira | aluno(a)
Expedição Investigativa
A Pergunta Exploratória utilizada para que fosse possível contemplar a curiosidade dos alunos foi: “Por que não posso levar “porcarias” para o lanche da escola?”. Diante disso, os alunos expedicionaram o território no camping da praia do paredão. Com os alunos fomos até a praia do paredão para fazer um piquenique e conversar sobre alimentos saudáveis, eles levaram vários tipos de lanches.
Objetivos
Proporcionar aos alunos uma busca de alimentação mais saudável.
Comunidade de Aprendizagem
A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais, enfim, apoiadores e toda Comunidade envolvida no processo formativo.
Articulação com o currículo
* Assistir a filmes sobre alimentação saudável. Filme escolhido: Muito além do peso: Artes: assistir ao filme, relatar com desenhos.
* Preparar um lanche saudável coletivo (sanduiche natural): Ciências: Alimentação saudável, saúde, higiene dos alimentos.
* Trabalhar com livro: Rimas Saborosas. Português: Produção de textos, releituras de poesias, desenhos, pinturas e colagens.
* Montar a pirâmide dos alimentos. Português: Debates sobre a importância dos alimentos. Artes: Recorte e colagem, desenho da pirâmide.
* Teatro O grande rabanete. Artes: encenação da história, e apresentação para os colegas da escola.
* Produção de um livro de receitas saudáveis. Matemática: quantidade dos ingredientes, textos orais, desenhos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a Expedição Investigativa, a professora, em conjunto com os alunos, em roda de conversa, concluíram que é necessário trabalhar na perspectiva do seguinte tema: “alimentação saudável”. Observando os alimentos levados pelos alunos conversamos sobre: se é possível ter uma boa saúde se comermos só o que é muito gostoso? O grupo relatou que é importante comer frutas e verduras. Também relataram a expedição através de desenho.