Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A leitura faz a diferença A leitura faz a diferença em todos os aspectos de nossa vida, pois lendo é que podemos viajar por lugares que jamais imaginaríamos, as histórias fazem a gente melhorar como pessoas e para melhorar nosso vocabulário por isso que não paro jamais de ler.
Juliana Soares | aluno(a)
Expedição Investigativa

Qual a importância da leitura em nosso cotidiano? Com esta pergunta foi feita a expedição investigativa na escola, junto aos pais e na comunidade.

Objetivos

Despertar o prazer pela leitura para aumentar o potencial criativo do aluno;
Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando incentivar o processo da leitura e da escrita;
Possibilitar a vivência de emoções, fantasias e de imaginação;
Proporcionar aos educando através da leitura, ampliando seus conhecimentos culturais assim garantindo a sua formação crítica;

Comunidade de Aprendizagem

Serão envolvidos em nosso projeto de leitura, ‘A leitura faz a diferença’ os alunos, professores e o apoio familiar.

Articulação com o currículo

PORTUGUÊS: Variados gêneros de leituras: artigos, revistas, jornais, reportagem; dramatização de histórias; confecção de livros; roda rodízio de histórias; varal de histórias;
MATEMÁTICA: Elaboração de gráficos; Hora do conto; contação de histórias; confecção de reportagens; elaborar jornal na escola; confecção de painéis, janela de história;
CIÊNCIAS: elaboração textual: livro e de imagens;
ARTE: confecção de fantoches materiais recicláveis; Confecção de painéis, cartazes; releitura de histórias: imagem e dramatização; elaboração de paródias;
RELIGIÃO: Releitura de histórias bíblicas; confecção de história em quadrinho; roda de histórias; mala de histórias;
INGLÊS: Contação de histórias; confecção de cartazes; sequencia lógica de historinhas;
GEOGRAFIA: Elaboração de painéis; releitura de histórias;
HISTÓRIA: Confecção de fantasias; Contação de histórias;

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O tema do projeto foi discutido em reuniões, assim todos chegaram a conclusão, que a nossa escola estava precisando despertar o interesse dos educandos em relação à leitura. Pois o ato da leitura é muito bom. Expande os horizontes, aumenta o vocabulário e nos torna mais flexíveis para argumentar.

Ficha Técnica
Escola
E.M.E.F Jovino Ferreira Fiuza

Diretor
Vera Lúcia Ferreira Hermes

Turma
Pré-A ao 9° ano

Número de alunos
166

Educadores
: Marisete Rodrigues, Marisane keller, Luciane T.F.H. Schafer, Raquel F. Neunfeldt, Cinara Mergen, Francieli S.Congato, Claudete Fiuza, Dileta Savedra, Daniela Freitas, Fabiane k. Golarte, Avenilda M. Ritzel, Vera F. Lima, Tatiane R. Felix.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Arroio do Tigre

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ARROIO DO TIGRE

Apoiadores
União faz a vida, professores e comunidade escolar.

Assessoria Pedagógica
Elisabeth Garcia Costa
Eu como professora tento pesquisar várias maneiras de auxiliar um aluno com dificuldades, tendo trazer atividades lúdicas leituras, histórias, artigos e reportagens, eu trabalho muito com mensagens, realizo a roda de histórias e pretendo fazer ainda uma peça de teatro de alguma história bíblica que é na área que eu trabalho, eles adoram fazer dramatizações de histórias.
Marisete Rodrigues | Professor(a)

Repercussão na mídia

Rede social Facebook da escola e dos professores