Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Eu quero ler Eu gosto da sacola da leitura, porque eu leio, escrevo e desenho com minha família.
Aluna do 1 ano | aluno(a)
Expedição Investigativa

Foi enviado para casa um questionário para que os pais pudessem colaborar respondendo as questões que norteariam a elaboração do projeto. Também foi realizada a visita em uma família onde a professora e os alunos conversaram com a mãe da aluna sobre a importância da leitura e do contato com os livros. Para que a investigação, foi organizada a seguinte Pergunta Exploratória: De que forma o ambiente familiar contribui no desenvolvimento do hábito da leitura, compreensão e oralidade?

Objetivos

Incentivar o hábito de ler a fim de estimular a criatividade dos alunos culminando na sistematização e no prazer da leitura. O incentivo do adulto deve ser fundamental nesse processo sendo o mediador entre a criança e o livro.

Comunidade de Aprendizagem

A comunidade de aprendizagem são formados por alunos dos primeiros anos que participarão ativamente do projeto realizando as atividades propostas juntamente com o auxílio dos pais e professores.

Articulação com o currículo

* Organização de um espaço (feito pelos alunos) para a leitura onde os alunos sintam engajamento e prazer com e na leitura.

* Construir uma sacola de leitura com os alunos e seus pais a fim de estimulá-los à leitura não somente na escola, como também na família.

* Socialização da leitura oriunda da ação sobre da sacola da leitura, em que os alunos irão recontar o livro em casa com seus pais na escola e da sua maneira. Português (oralidade, memorização, criatividade, expressão corporal, desenhos).

* Construir cartazes sobre as histórias que leram e ouviram. Artes (recorte, colagem); português (relatos das suas construções, escrever palavras e frases); matemática; contagem.

* Construir maquetes das histórias lidas ou ouvidas.

* Construir fantoches de alguns personagens das histórias. Educação Artística (recorte, colagem, pintura); português (criar história oral com os personagens); matemática, contagem.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

De forma democrática, os alunos, através das informações colhidas na Expedição Investigativa, orientada pelos professores, das respostas oriundas dos pais, chegaram à conclusão de que precisam aprender a ler. Assim, o tema que será trabalhado no 1 ano é: “Eu quero ler”. Pois os alunos têm a curiosidade em descobrir o que aquele monte de letrinhas quer dizer.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Cândida Zasso

Diretor
Odila Binotto Rossato

Turma
1 ano

Número de alunos
21

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Nova Palma

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA PALMA

Apoiadores
Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EMATER, Associação Amigos do Rio Portella, CAMNPAL

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
O projeto foi bom, tem por finalidade de despertar em nossos alunos, ainda mais o gosto pela leitura e escrita. Através de atividades variadas, lúdicas vieram a contribuir para o aprendizado dos alunos e também da família através da sacola da leitura. Construção de livrinhos e cartazes. Acredito que todas essas atividades vem somar para o desenvolvimento e conhecimento, para que os alunos possam ser os protagonistas de tudo o que foi realizado para suas famílias.
Mari Luci Pegoraro e Jussara Lourdes Tagliapietra | Professor(a)