Eu quero ler
“ Eu gosto da sacola da leitura, porque eu leio, escrevo e desenho com minha família.
Aluna do 1 ano | aluno(a)
Expedição Investigativa
Foi enviado para casa um questionário para que os pais pudessem colaborar respondendo as questões que norteariam a elaboração do projeto. Também foi realizada a visita em uma família onde a professora e os alunos conversaram com a mãe da aluna sobre a importância da leitura e do contato com os livros. Para que a investigação, foi organizada a seguinte Pergunta Exploratória: De que forma o ambiente familiar contribui no desenvolvimento do hábito da leitura, compreensão e oralidade?
Objetivos
Incentivar o hábito de ler a fim de estimular a criatividade dos alunos culminando na sistematização e no prazer da leitura. O incentivo do adulto deve ser fundamental nesse processo sendo o mediador entre a criança e o livro.
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade de aprendizagem são formados por alunos dos primeiros anos que participarão ativamente do projeto realizando as atividades propostas juntamente com o auxílio dos pais e professores.
Articulação com o currículo
* Organização de um espaço (feito pelos alunos) para a leitura onde os alunos sintam engajamento e prazer com e na leitura.
* Construir uma sacola de leitura com os alunos e seus pais a fim de estimulá-los à leitura não somente na escola, como também na família.
* Socialização da leitura oriunda da ação sobre da sacola da leitura, em que os alunos irão recontar o livro em casa com seus pais na escola e da sua maneira. Português (oralidade, memorização, criatividade, expressão corporal, desenhos).
* Construir cartazes sobre as histórias que leram e ouviram. Artes (recorte, colagem); português (relatos das suas construções, escrever palavras e frases); matemática; contagem.
* Construir maquetes das histórias lidas ou ouvidas.
* Construir fantoches de alguns personagens das histórias. Educação Artística (recorte, colagem, pintura); português (criar história oral com os personagens); matemática, contagem.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
De forma democrática, os alunos, através das informações colhidas na Expedição Investigativa, orientada pelos professores, das respostas oriundas dos pais, chegaram à conclusão de que precisam aprender a ler. Assim, o tema que será trabalhado no 1 ano é: “Eu quero ler”. Pois os alunos têm a curiosidade em descobrir o que aquele monte de letrinhas quer dizer.