Os Livrinhos
Expedição Investigativa
Preparamos a sala de aula com ao livrinhos ajeitados em cima das mesas, com a chegada das crianças observamos o interesse deles nos livros, o manuseio dos mesmos e cuidamos os livros que mais chamou a atenção para daí trabalharmos com eles.
Objetivos
Sensibilizar os alunos sobre a importância do “contar histórias”, para que apartir dos contos aprendam os valores, o senso crítico, a criatividades e principalmente resgatar a importância da “história” no contexto familiar.
Comunidade de Aprendizagem
Após a expedição investigativa, foi definido trabalhar com três histórias classicas. Cada semana foi trabalhada uma história. Mandamos uma cópia de cada para casa pedindo a participação dos pais, para que contassem a seu filho.
Articulação com o currículo
- Área de identidade e autonomia (expressar desejos, desagrados, necessidades, preferências, vontades, respeito, valorização);
-Área da sociedade (construção de regras e fatos do dia-a-dia);
-Área de natureza (mudanças de hábitos, alimentação, preservação do meio ambiente);
-Área musical (músicas que possam se adequar ao tema);
-Área de movimento (jogos, danças, brincadeiras);
-Área de artes visuais (modelagem, recortes, colagem, cartazes);
-Área de Língua Portuguesa (linguagem oral, relatar experiências, questionamento, explicação, dramatização, elaboração de texto, entre outros);
-Área de conhecimento Matemático (noções de tamanho, direção, espaço, quantidades);
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O projeto baseou-se em Histórias Infantis que eles adoram, procuramos mobilizar as famílias para que em casa também contassem para eles. Escolhemos três histórias, confeccionamos cartazes, maquetes, pintamos, recortaramos.