Semeando uma escola mais bonita
“ Aprendi a cuidar das plantas dando água os dias que não chove, cuidando para não afogar a plantinha. Também percebi a importância de colocar o lixo no lugar certo. Porque se não colocamos no lixo eles vão parar na beira do rio alagando a cidade.
Caroline Bertoldo | aluno(a)
Expedição Investigativa
Os alunos juntamente com as professoras visitaram os ambientes da escola para perceber a sua distribuição, organização, limpeza, beleza e arborização. Eles colocaram que seria interessante ter mais flores em frente à escola e que poderia haver mais brinquedos na parte externa. A pergunta Exploratória que norteou a expedição foi: O que você mais gosta na sua escola e o que vocês podem fazer para tornar a escola mais limpa e linda?
Objetivos
Conscientizar os alunos e comunidade sobre a importância de preservarmos o meio ambiente e valorizarmos os recursos naturais, bem como desenvolver a responsabilidade sócio ambiental através do reaproveitamento de matérias reciclados, cuidados com as plantas e a utilização correta da água.
Comunidade de Aprendizagem
Secretaria Municipal de Educação, Escola Municipal de Educação Infantil Aquarela, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EMATER, Família e comunidade, CAMNPAL, Professores Auxiliares e Servidores, Alunos.
Articulação com o currículo
* Estimular a preservação da natureza: Jardinagem entorno da escola; Horta suspensa; Plantio de árvores na pracinha; Entrega de mudas de árvores frutíferas para serem plantadas na casa dos alunos.
* Promover a responsabilidade social e desenvolver a conscientização do cuidado com o consumo: Confecção de brinquedos e floreiras; Dramatizações de histórias; Registro de atividades diversificadas (pintura em tela); Jogos para desenvolvimento cognitivo e motor; Construção de um minhocário para adubo orgânico.
* Promover o respeito e a valorização pelas plantas e pelo meio ambiente: Reaproveitamento da água da chuva; Irrigação diária e cuidado com as plantas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Foi realizado o registro através de desenhos traçando um paralelo entre a escola atual e a escola que os alunos almejam. Desse modo, foi evidenciado que os alunos observaram coisas que antes não haviam prestado atenção e sugeriram melhorias. Com base nas observações e sugestões dos alunos as professoras tiveram a ideia de mobilizar os alunos e comunidade para trabalharem de forma cooperativa na horta da escola, na jardinagem e confecção de brinquedos com material reciclado.