Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Semeando uma escola mais bonita Aprendi a cuidar das plantas dando água os dias que não chove, cuidando para não afogar a plantinha. Também percebi a importância de colocar o lixo no lugar certo. Porque se não colocamos no lixo eles vão parar na beira do rio alagando a cidade.
Caroline Bertoldo | aluno(a)
Expedição Investigativa

Os alunos juntamente com as professoras visitaram os ambientes da escola para perceber a sua distribuição, organização, limpeza, beleza e arborização. Eles colocaram que seria interessante ter mais flores em frente à escola e que poderia haver mais brinquedos na parte externa. A pergunta Exploratória que norteou a expedição foi: O que você mais gosta na sua escola e o que vocês podem fazer para tornar a escola mais limpa e linda?

Objetivos

Conscientizar os alunos e comunidade sobre a importância de preservarmos o meio ambiente e valorizarmos os recursos naturais, bem como desenvolver a responsabilidade sócio ambiental através do reaproveitamento de matérias reciclados, cuidados com as plantas e a utilização correta da água.

Comunidade de Aprendizagem

Secretaria Municipal de Educação, Escola Municipal de Educação Infantil Aquarela, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EMATER, Família e comunidade, CAMNPAL, Professores Auxiliares e Servidores, Alunos.

Articulação com o currículo

* Estimular a preservação da natureza: Jardinagem entorno da escola; Horta suspensa; Plantio de árvores na pracinha; Entrega de mudas de árvores frutíferas para serem plantadas na casa dos alunos.

* Promover a responsabilidade social e desenvolver a conscientização do cuidado com o consumo: Confecção de brinquedos e floreiras; Dramatizações de histórias; Registro de atividades diversificadas (pintura em tela); Jogos para desenvolvimento cognitivo e motor; Construção de um minhocário para adubo orgânico.

* Promover o respeito e a valorização pelas plantas e pelo meio ambiente: Reaproveitamento da água da chuva; Irrigação diária e cuidado com as plantas.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Foi realizado o registro através de desenhos traçando um paralelo entre a escola atual e a escola que os alunos almejam. Desse modo, foi evidenciado que os alunos observaram coisas que antes não haviam prestado atenção e sugeriram melhorias. Com base nas observações e sugestões dos alunos as professoras tiveram a ideia de mobilizar os alunos e comunidade para trabalharem de forma cooperativa na horta da escola, na jardinagem e confecção de brinquedos com material reciclado.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Aquarela

Diretor
Angela Binotto da Rosa

Turma
Pré-Escola B

Número de alunos
30

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Nova Palma

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA PALMA

Apoiadores
Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EMATER, Associação Amigos do Rio Portella, CAMNPAL

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
O projeto foi relevante no contexto escolar, envolveu a escola, a comunidade e a secretaria de obras promovendo seu embelezamento. Por meio deste realizamos o plantio de flores, de alfaces, pintura dos tonéis e do muro da escola. Através destas ações percebi o envolvimento dos alunos cotidianamente cuidando das plantas de maneira prazerosa. Bem como, a conscientização de cuidarmos com o destino que damos ao lixo para evitarmos a poluição do meio ambiente.
Alexandra Pozzatti Marchesan | Professor(a)