Nossa Comunidade Nossa identidade
“ "Aprendemos a conhecer a história da nossa Vila, conhecemos melhor os moradores e entendemos as situações que eles viveram no passado. Devemos cultivar a união e harmonia, a organização e a limpeza na nossa comunidade. Também aprendemos que a nossa Vila não é apenas uma comunidade sem valor, mas este valor vem das pessoas que convivem aqui e valorizam esta comunidade."
MARIANO DE QUADRO | aluno(a)
“ "Foi muito bom ter participado deste projeto junto com os alunos, sempre empenhados nas atividades com ideia novas e muito entusiasmo para que dasse tudo certo."
DEBORA SANTANA | responsável
Expedição Investigativa
Foi realizada uma expedição investigativa na comunidade Vila Padre Osmari com o objetivo de conhecer a realidade da comunidade onde vivem. Após a expedição os alunos registraram por meio de textos e desenhos o que mais despertou curiosidade e a partir das produções decidimos estudar mais sobre a nossa comunidade. Muitos identificaram pela observação e convivência que existem dois grupos diferentes na comunidade, nos aspectos econômico social e cultural.
Objetivos
Conhecer e registrar a vida da comunidade, em seus diferentes momentos, assim sentindo-se parte integrante e colaborador, com uma melhor qualidade de vida para as pessoas que escolheram este lugar para viver, a Vila Pe. Osmari.
Comunidade de Aprendizagem
Moradora da Comunidade - Patrícia Santana – Roda de Conversa
Silvana – Agente Comunitária – Bate papo com os alunos sobre a realidade local
Sicredi
Secretaria de Educação
As professoras de área:
o Rita –geografia, história e educação artítica
o Silvana e Magnos – equipe diretiva
o Janete – professora de matemática, ciências e ensino religioso
o Evandra – português e inglês
o Magnus – professor de educação física
Articulação com o currículo
• Geografia: localização, orientação, pontos de referência, gráficos, mapa, revolução tecnológica.
• História: memória, linha do tempo, história oral, história local,
• Ed. Artística: desenhos e dinâmicas
• Matemática: escala, gráficos
• Português: produção textual, gêneros textual,
• Ensino Religioso: valores, religiosidade,
• Inglês: vocabulário
• Ciências: ambientais...