Bibi: conhecendo as tartarugas
“ "Eu gostei do projeto porque a gente aprendeu muito sobre tartarugas. A gente também aprendeu que tartarugas marinhas tem diferença de jabutis e cágados."
Lauren Dal'Vesco Algeri | aluno(a)
Expedição Investigativa
Estudo da cartilha do Programa Agrinho com reflexões importantes sobre o Meio Ambiente: plantas, animais, água e ecossistemas. Após o manuseio, observação, leitura e debate sobre material, os alunos realizaram um desenho sobre o assunto, bem como um texto sobre o que aprendemos com o estudo da cartilha. Os desenhos foram escolhidos, através de votação, para serem encaminhados ao Concurso de desenho deste programa.
Objetivos
Conhecer as tartarugas e como elas vivem.
Comunidade de Aprendizagem
Os pais foram motivados a pesquisar e participar das partes do projeto através do 'Face da Bibi', onde os mesmos podiam acompanhar e compartilhar pesquisas e curiosidades sobre tartarugas.
Alguns professores da área de ciências, contribuíram com informações e textos sobre o assunto.
Pessoas da comunidade que possuem tartarugas (Tania Milanese, Elene Vian, Ana Laura Fassini) nos receberam em suas casas, contando a história destes répteis em suas vidas.
MUZAR, museu zoobotânico da UPF.
Articulação com o currículo
- Sistema monetário;
- Dobro e metade;
- Animais vertebrados e invertebrados;
- Ovíparos e vivíparos;
- Sinais de pontuação, produção textual, interpretação de textos, gêneros textuais, oralidade, contação de historias.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após identificada a curiosidade dos alunos, a turma foi instigada a escolher o nome do projeto bem como definir algumas atividades que gostariam de desenvolver no decorrer do projeto.