Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Lendo com meus pais Gostei de visitar a biblioteca da EMEI Aquarela e da sacola da leitura, porque levo para casa e faço leitura, desenho com meus pais e para meus pais, mas à hora da leitura juntamente com a professora e meus colegas é o que eu mais gosto de fazer.
Pablo da Rosa | aluno(a)
Expedição Investigativa

O envolvimento familiar e a participação da família no desenvolvimento escolar são componentes muito relevantes para o bom desempenho do aluno no ambiente escolar. Após reflexão feita sobre as áreas que necessitam ser trabalhadas com maior ênfase chegaram à conclusão de que o enfoque do projeto deveria fazer referência à aprendizagem significativa do aluno. Assim, a Pergunta Exploratória utilizada foi: De que forma o acompanhamento familiar contribui para a aprendizagem da criança?

Objetivos

Desenvolver um trabalho coletivo juntamente com a família no ambiente escolar, visando incluir a família no processo de ensino aprendizagem, estimulando o crescimento do aluno, bem como sua autoestima.

Comunidade de Aprendizagem

A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais e toda Comunidade envolvida no processo formativo.

Articulação com o currículo

* Criar um ambiente em que os alunos sintam engajamento e prazer com e na leitura, ou seja, um espaço de leitura organizado por eles na escola: Leitura; matemática; artes; Educação Física: fichas de leitura; rodas leituras, leitura diferentes ambientes.

* Construir uma sacola de leitura com os alunos e seus pais: Leitura, relato das experiências. Recontagem do que foi lido, dramatizações.

* Biblioteca da abelhinha (geladeira): Artes (pintura da geladeira); matemática (medição dos espaços da geladeira para organização dos livros); história e geografia (melhores locais da cidade para colocara geladeira).

* Passeios temáticos na Biblioteca da EMEI e Biblioteca municipal: Língua Portuguesa (registro do passeio temático – desenho, frases); matemática (quantidade de livros, número de páginas e personagens).

* Construção de um teatro de fantoches, com personagens da literatura infantil.

* Confecção de livros, cartazes e textos coletivos.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a aplicação da referida pergunta e conforme tabulação de dados percebeu-se que a maioria dos responsáveis acompanham as atividades escolares de seus filhos diariamente, porém sentem dificuldade em auxiliá-los quando se trata da leitura. Diante disso as professoras reuniram as respostas no seguinte tema: “Lendo com meus pais”.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Cândida Zasso

Diretor
Odila Binotto Rossato

Turma
2 ano

Número de alunos
17

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Nova Palma

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA PALMA

Apoiadores
Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EMATER, Associação Amigos do Rio Portella, CAMNPAL

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
Estamos satisfeitas com o resultado alcançado de colocar em prática, alunos que apresentavam dificuldade na leitura obtiveram um crescimento satisfatório e isso já é um grande avanço.
Elisabete Saquet | Professor(a)