Lendo com meus pais
“ Gostei de visitar a biblioteca da EMEI Aquarela e da sacola da leitura, porque levo para casa e faço leitura, desenho com meus pais e para meus pais, mas à hora da leitura juntamente com a professora e meus colegas é o que eu mais gosto de fazer.
Pablo da Rosa | aluno(a)
Expedição Investigativa
O envolvimento familiar e a participação da família no desenvolvimento escolar são componentes muito relevantes para o bom desempenho do aluno no ambiente escolar. Após reflexão feita sobre as áreas que necessitam ser trabalhadas com maior ênfase chegaram à conclusão de que o enfoque do projeto deveria fazer referência à aprendizagem significativa do aluno. Assim, a Pergunta Exploratória utilizada foi: De que forma o acompanhamento familiar contribui para a aprendizagem da criança?
Objetivos
Desenvolver um trabalho coletivo juntamente com a família no ambiente escolar, visando incluir a família no processo de ensino aprendizagem, estimulando o crescimento do aluno, bem como sua autoestima.
Comunidade de Aprendizagem
A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais e toda Comunidade envolvida no processo formativo.
Articulação com o currículo
* Criar um ambiente em que os alunos sintam engajamento e prazer com e na leitura, ou seja, um espaço de leitura organizado por eles na escola: Leitura; matemática; artes; Educação Física: fichas de leitura; rodas leituras, leitura diferentes ambientes.
* Construir uma sacola de leitura com os alunos e seus pais: Leitura, relato das experiências. Recontagem do que foi lido, dramatizações.
* Biblioteca da abelhinha (geladeira): Artes (pintura da geladeira); matemática (medição dos espaços da geladeira para organização dos livros); história e geografia (melhores locais da cidade para colocara geladeira).
* Passeios temáticos na Biblioteca da EMEI e Biblioteca municipal: Língua Portuguesa (registro do passeio temático – desenho, frases); matemática (quantidade de livros, número de páginas e personagens).
* Construção de um teatro de fantoches, com personagens da literatura infantil.
* Confecção de livros, cartazes e textos coletivos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a aplicação da referida pergunta e conforme tabulação de dados percebeu-se que a maioria dos responsáveis acompanham as atividades escolares de seus filhos diariamente, porém sentem dificuldade em auxiliá-los quando se trata da leitura. Diante disso as professoras reuniram as respostas no seguinte tema: “Lendo com meus pais”.