Construindo um mundo melhor
“ Eu entrego a árvore e as mensagens todas as sextas-feiras, eu adoro entregar as mensagens de sentimento, elas são muito bonitas e todo mundo agradece pela mensagem linda.
Kaila Abreu | aluno(a)
Expedição Investigativa
Dessa forma e para viabilizar o processo investigativo, foi utilizada a seguinte Pergunta Exploratória: O que podemos fazer para melhorar nossa vida, escola e comunidade? Após a aplicação da referida pergunta e conforme tabulação de dados, a professora reuniu-se com os alunos e concluíram irão contemplar o seguinte tema, ao longo do ano, no desenvolvimento projeto: “Construindo um mundo melhor”.
Objetivos
Conhecer as motivações e os interesses individuais dos alunos e da comunidade escolar, resgatando valores necessários à preservação e defesa da vida, desenvolvendo atitudes de conservação e respeito, como também colaborando na construção da identidade pessoal e comunitária.
Comunidade de Aprendizagem
A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais e toda Comunidade envolvida no processo formativo.
Articulação com o currículo
* Vivência do ovo, em que este foi levado para casa pelos alunos a fim de que estes cuidem e tragam todos os dias durante uma semana para a escola, trabalhando o cuidar, identidade e valores: Língua Portuguesa: Relatório sobre a vivência do “ovo”. História: reconhece a identidade, família. Geografia: trajeto da casa a escola. Ciências: cuidado com o corpo, saúde, alimentação. Matemática: quantos dias, semana.
* Plantio de sementes, muda de árvore e mudas de flores. Língua Portuguesa: criação de frases, palavras. História: a história das árvores. Geografia: tipos de solo. Ciências: adubo, água, ar. Matemática: quanto tempo precisa desenvolver a semente, as plantas. Artes: caracterização dos ovos
* Confeccionar as placas com palavras de amor, respeito, ou seja, que valorizem a vida.
* Vistas na comunidade levando mudas produzidas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
De forma democrática, os alunos, através das informações colhidas na Expedição Investigativa, orientada pela professora, chegaram à conclusão de que precisam trabalhar valores, autoestima, cuidados com a saúde, convívio e respeito com comunidade. Assim, o projeto trabalhado no 2 ano chama-se: “Construindo um mundo melhor”.