Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A palavra em movimento através da poesia Com o projeto, eu aprendi mais na matemática, português e artes, o professor nos ajudou a escrever, ler, a produzir diversos tipos de textos e principalmente poesias. Já nos apresentamos na Feira do Livro, nas Rádios da cidade e as pessoas que moram no meu bairro me ouviram declamando poesia e cantando com meus colegas. Fiquei muito feliz.
Débora Nunes | aluno(a)
Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada na comunidade do Bairro Cristo Rei em São Sepé, juntamente com os alunos e demais colegas da escola, com a pergunta exploratória: O que precisa ser feito para melhorar a comunidade? Os dados foram examinados juntamente com os alunos e registrando em uma folha os fatores de maior relevância para a elaboração deste projeto.

Objetivos

Proporcionar aos alunos, através do processo da leitura e da escrita e do exercício da cidadania, a conscientização do cuidado do meio ambiente, tornando-se agentes ativos e transformadores do mundo em que vivem.

Comunidade de Aprendizagem

Educandos, professores, funcionários, monitores, pais, CPM, Conselho Escolar, membros da comunidade e demais apoiadores.

Articulação com o currículo

* Ler diferentes tipos de gêneros literários enfocando a poesia.

* Saber observar a natureza e contemplá-la, expressando-se através da escrita e dando vida às poesias.

* Criar um ambiente de troca de correspondências, em que os educandos possam interagir dentro e fora do ambiente escolar, através da geladeira literária e/ou baú literário.

* Organizar um recital em que os educando possam expor sua arte criadora e a oralidade em parceria com outra escola.

* Montar a apresentação de um programa de rádio para a comunidade escolar. Utilizar-se da rádio comunitária para expor o projeto e para que os educandos exponham seus trabalhos.

* Criar um mural com mensagens, desenhos e criações dos alunos.

* Elaboração de um Livro de Poesias organizado e ilustrado pelas crianças, em que estas retratem, via poesias, os valores desenvolvidos pela escola.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Junto com os alunos, podemos perceber as necessidades da comunidade, assim definindo nosso meio de intervenção para a melhoria da mesma. As ações vêm ao encontro de um despertar ao gosto do ler e escrever para que ocorra um desenvolvimento do processo de cognição e consequentemente o desenvolvimento do senso crítico social, tornando-os capazes de agir, se expressar e interagir em sociedade. O título do projeto escolhido é: “A palavra em movimento através da poesia”.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal José Gabriel de Moraes Brenner

Diretor
Eliane Bitencourt Pereira

Turma
4 ano

Número de alunos
14

Estado
Rio Grande do Sul

Município
São Sepé

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO SEPE

Apoiadores
COTRISEL

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
O projeto enfatizou a leitura e a escrita. Foi realizado satisfatoriamente envolvendo todas as disciplinas e fico feliz em ver os resultados nas produções e nos diálogos dos alunos, pois apresentam resultados significativos em todas as disciplinas. Além de desenvolver o hábito da leitura, o uso da biblioteca, bem como habilidades artísticas, desenho e pintura.
Alex Santana Almeida | Professor(a)