Reciclando com arte
“ Eu aprendi como podemos mudar o mundo, a importância de fazer com que as pessoas cuidem do nosso planeta. Quando vejo os nossos trabalhos na parede com nossos nomes e vejo as pessoas olhando fico muito feliz. Eu adoro trabalhar em grupo.
Talisson Santos Siqueira | aluno(a)
Expedição Investigativa
Realizaram uma reflexão sobre as situações que necessitam ser resolvidas no bairro e chegaram à conclusão de que o enfoque do projeto deveria fazer referência à Ética e à Cidadania, sensibilizando para a questão do lixo. A Pergunta Exploratória utilizada para que fosse possível contemplar tal situação foi: “O que precisa ser feito para melhorar a comunidade onde vivemos?”
Objetivos
Despertar em nossos alunos a consciência de que praticamente todo o lixo pode ser reaproveitado, podendo inclusive, ser usado na confecção de materiais didáticos alternativos. A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. As vantagens da separação do lixo doméstico ficam cada vez mais evidentes.
Comunidade de Aprendizagem
A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais, e toda Comunidade envolvida no processo formativo.
Articulação com o currículo
* Realizar uma pesquisa com a população sobre a separação do lixo, e fazer um levantamento de quem separa e quem não separa: Língua Portuguesa: Pesquisa. História: Localização. Geografia: O bairro. Ciências: Lixo. Matemática: Sistema decimal relacionando com o tempo de decomposição de cada material. Contagem, Gráficos.
* Realizar uma entrevista aos catadores de lixo e visitar o local. Português: Entrevista. História: A Origem do local. Geografia: Mapa do lugar. Ciências: Lixo Seco. Matemática: Quantidade que eles coletam e vendem. Sistema monetário.
* Realizar uma Oficina de Quadros com material reciclado. Língua Portuguesa: Explicação da oficina. História: Local da atividade. Ciências: Reciclagem. Matemática: Contagem. Artes: Confecção de materiais didáticos alternativos usando sucatas; confecção de materiais utilizando sucatas.
* Realizar a confecção de lixos para coleta seletiva e distribuir para algumas pessoas da comunidade.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após serem colhidas as informações, a professora e os alunos, em uma roda de conversa em sala de aula, constataram quais as mudanças que poderiam ocorrer na escola e no bairro a fim de melhorar o meio em que vivem e, para tal, concluiu-se que o tema adequado para estas ações será o trabalho com o lixo, escolhendo o nome do projeto: “Reciclando com arte”.