Brinquedos feito de lixo
“ Aprendi que dá para fazer brinquedos com o que vai para o lixo. Aprendi brincando e adorei fazer.
Gabriele Dalla Nora Vestena | aluno(a)
Expedição Investigativa
A expedição investigativa teve como base a pergunta exploratória: Será possível preservar o meio ambiente reutilizando materiais em brinquedos? Realizamos uma Caminhada com os alunos para observar e recolher o lixo ao entorno da escola, instigando as crianças a expressarem como vivenciam essa questão na sua família e escola.
Objetivos
Sensibilizar os alunos e pais sobre a importância da coleta seletiva do lixo por meio de atividades lúdicas e promover situações educativas para construir brinquedos recicláveis, trocar experiências e elaborar conceitos sobre a preservação do ambiente.
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade de aprendizagem é composta por: professores, pais, EMATER, alunos e comunidade em geral.
Articulação com o currículo
* Como e o que as famílias fazem com o lixo produzido no ambiente familiar: Aprendendo sobre a família - discutir a ideia de seleção de lixo e reaproveitamento de embalagens; Entoar canções infantis sobre o tema.
* A importância de selecionar, reaproveitar e reciclar o lixo: Preservação do Meio Ambiente - Falar sobre a importância da reciclagem; Discutir a ideia da seleção do lixo e o reaproveitamento das embalagens.
* Como reaproveitar o lixo: Artes - Construção de brinquedos com sucata.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao voltarmos para sala os alunos relataram tudo o que foi observado ao entorno da escola: sacos plástico, latas de refrigerante, copos plásticos, garrafas pet's, etc. Na roda de conversa falaram que devemos cuidar para não jogar lixo no chão e que alguns objetos recolhidos podemos transformar em brinquedos.