Saúde: direito e dever de todos
“ Eu me sinto muito bem participando do projeto porque com essas aulas aprendemos fazer coisas diferentes, como cantar, dançar, cuidar da saúde e outras coisas. Aprendi também que nós devemos ter distância de cigarros, bebidas alcoólicas e drogas, porque isso pode destruir a nossa vida e de nossas famílias. Neste ano, nós ganhamos um kit de higiene e eu gostei muito e estou usando junto com minha família.
Maria Eduarda Prado dos Santos | aluno(a)
Expedição Investigativa
Os alunos e professores saíram a campo investigando algumas famílias da comunidade em busca de respostas para a seguinte pergunta: “O que pode ser feito para manter a saúde do corpo no ambiente em que vive? ”. Também foram enviadas perguntas para que os pais se posicionassem sobre o assunto.
Objetivos
Levar o aluno ao conhecimento e valorização do próprio corpo, assim como a adoção de hábitos saudáveis com um dos aspectos básicos da qualidade de vida agindo com responsabilidade em relação a sua saúde e a saúde coletiva.
Comunidade de Aprendizagem
Comunidade Quilombola, Prefeitura Municipal, Secretária de Educação e Saúde, pais, alunos, professores, funcionária e comunidade em geral.
Articulação com o currículo
* Português: Interpretação de diferentes gêneros textuais; Pesquisas na comunidade e na internet; Produção de prosas, poemas, teatros; Leitura de livros, jornais e revistas.
* Ciências: Meio ambiente-relação dos seres vivos com o ambiente; Água-origem, Conservação e saneamento do solo; Alimentação saudável; Visita a Padaria da Comunidade; Higiene física, mental, social e ambiental. Drogas lícitas e ilícitas. Palestra com psicólogo sobre saúde mental e drogas; Atividades com a equipe do PSE e Emater.
* Geografia: Meios de localização e orientação; Energia elétrica: fontes e importância; Diferentes espaços na sociedade.
* História: Compreender-se quanto sujeito histórico; Elaborar a linha de tempo de sua vida com os principais fatos.
* Matemática: Elaboração e resolução de cálculos e problemas envolvendo as 4 operações; Sistema de medidas; Gráfico e tabelas; Sistema monetário.
* Artes: Construção de maquetes, cartazes, dobradura; Aulas de música e canto.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Os alunos reuniram-se na sala de aula, em círculo, munidos de relatórios, desenhos, fotografias, baseados na expedição investigativa onde concluíram a necessidade de realizar um aprofundamento teórico sobre a prevenção e cuidados básicos sobre a saúde.