Classificação: SAÚDE
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
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Projeto

Saúde: direito e dever de todos Eu me sinto muito bem participando do projeto porque com essas aulas aprendemos fazer coisas diferentes, como cantar, dançar, cuidar da saúde e outras coisas. Aprendi também que nós devemos ter distância de cigarros, bebidas alcoólicas e drogas, porque isso pode destruir a nossa vida e de nossas famílias. Neste ano, nós ganhamos um kit de higiene e eu gostei muito e estou usando junto com minha família.
Maria Eduarda Prado dos Santos | aluno(a)
Expedição Investigativa

Os alunos e professores saíram a campo investigando algumas famílias da comunidade em busca de respostas para a seguinte pergunta: “O que pode ser feito para manter a saúde do corpo no ambiente em que vive? ”. Também foram enviadas perguntas para que os pais se posicionassem sobre o assunto.

Objetivos

Levar o aluno ao conhecimento e valorização do próprio corpo, assim como a adoção de hábitos saudáveis com um dos aspectos básicos da qualidade de vida agindo com responsabilidade em relação a sua saúde e a saúde coletiva.

Comunidade de Aprendizagem

Comunidade Quilombola, Prefeitura Municipal, Secretária de Educação e Saúde, pais, alunos, professores, funcionária e comunidade em geral.

Articulação com o currículo

* Português: Interpretação de diferentes gêneros textuais; Pesquisas na comunidade e na internet; Produção de prosas, poemas, teatros; Leitura de livros, jornais e revistas.

* Ciências: Meio ambiente-relação dos seres vivos com o ambiente; Água-origem, Conservação e saneamento do solo; Alimentação saudável; Visita a Padaria da Comunidade; Higiene física, mental, social e ambiental. Drogas lícitas e ilícitas. Palestra com psicólogo sobre saúde mental e drogas; Atividades com a equipe do PSE e Emater.

* Geografia: Meios de localização e orientação; Energia elétrica: fontes e importância; Diferentes espaços na sociedade.

* História: Compreender-se quanto sujeito histórico; Elaborar a linha de tempo de sua vida com os principais fatos.

* Matemática: Elaboração e resolução de cálculos e problemas envolvendo as 4 operações; Sistema de medidas; Gráfico e tabelas; Sistema monetário.

* Artes: Construção de maquetes, cartazes, dobradura; Aulas de música e canto.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Os alunos reuniram-se na sala de aula, em círculo, munidos de relatórios, desenhos, fotografias, baseados na expedição investigativa onde concluíram a necessidade de realizar um aprofundamento teórico sobre a prevenção e cuidados básicos sobre a saúde.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Inácio

Diretor
Rosenilda da Silva Moreira

Turma
5 ano

Número de alunos
5

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Nova Palma

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA PALMA

Apoiadores
Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EMATER, Associação Amigos do Rio Portella, CAMNPAL

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
Durante a execução do projeto, observou-se grande envolvimento por parte dos alunos e da comunidade nas atividades propostas. Foi possível perceber nos envolvidos algumas mudanças pontuais no agir em relação aos diversos aspectos da saúde, o que proporcionou às pessoas envolvidas um maior conhecimento de si mesmas e a consequente adoção de medidas de proteção e recuperação da saúde.
Justina Inêz Stefanello Piovesan | Professor(a)