Leitura e comunicação
“ Fizemos leitura na sala de aula quase todos os dias, em círculo, temos um caderno de textos onde registramos nossas ideias individuais e coletivas com os colegas. Nós fizemos as caixas para coletar livros infantis que as pessoas da cidade irão doar para repor os livros da biblioteca da escola.
Augusto | aluno(a)
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada na comunidade local, com as famílias dos alunos, onde foi aplicada a seguinte Pergunta Exploratória: De que maneira o ambiente familiar influencia o hábito da leitura, e consequentemente o que este ato auxilia na compreensão e na produção textual do seu filho/aluno? A partir das respostas coletadas pelos alunos foi possível fazer a comparação das informações.
Objetivos
Promover a leitura e escrita de diversos gêneros textuais, de forma que os alunos sejam motivados a ler e a escrever, assim como investigar, entender e discutir assuntos que compõem os livros e textos trabalhados e a sua interpretação.
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade de Aprendizagem será composta por: Professores, alunos, funcionárias, pais, CPM, Membros da comunidade em geral e demais apoiadores.
Articulação com o currículo
* Linguagens (arte e educação física) Escrita: Leitura de diferentes gêneros textuais; Painéis; Desenhos; Música; Confecção de livros (produção de textos) Pesquisa.
* Matemática: Leitura e interpretação de histórias matemáticas; Tabela; Gráficos.
* Ciências da natureza: Visita a biblioteca municipal; Campanha para arrecadar livros para a biblioteca da escola; Visita a casa de alguns alunos para realizar a leitura de histórias infantis juntamente com a família.
* Ciências humanas: Espaço urbano e rural; Meio ambiente (preservação ambiental e sustentabilidade).
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Desta forma, estaremos formando grandes leitores, pessoas críticas e atuantes na sociedade e porque não, escritores para uma nova sociedade. Com esse intuito e a partir das respostas coletadas na Expedição Investigativa, os alunos e professores, em uma roda de conversa escolheram o seguinte tema para o projeto: “Leitura e comunicação.”