Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Leitura e comunicação Fizemos leitura na sala de aula quase todos os dias, em círculo, temos um caderno de textos onde registramos nossas ideias individuais e coletivas com os colegas. Nós fizemos as caixas para coletar livros infantis que as pessoas da cidade irão doar para repor os livros da biblioteca da escola.
Augusto | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada na comunidade local, com as famílias dos alunos, onde foi aplicada a seguinte Pergunta Exploratória: De que maneira o ambiente familiar influencia o hábito da leitura, e consequentemente o que este ato auxilia na compreensão e na produção textual do seu filho/aluno? A partir das respostas coletadas pelos alunos foi possível fazer a comparação das informações.

Objetivos

Promover a leitura e escrita de diversos gêneros textuais, de forma que os alunos sejam motivados a ler e a escrever, assim como investigar, entender e discutir assuntos que compõem os livros e textos trabalhados e a sua interpretação.

Comunidade de Aprendizagem

A comunidade de Aprendizagem será composta por: Professores, alunos, funcionárias, pais, CPM, Membros da comunidade em geral e demais apoiadores.

Articulação com o currículo

* Linguagens (arte e educação física) Escrita: Leitura de diferentes gêneros textuais; Painéis; Desenhos; Música; Confecção de livros (produção de textos) Pesquisa.

* Matemática: Leitura e interpretação de histórias matemáticas; Tabela; Gráficos.

* Ciências da natureza: Visita a biblioteca municipal; Campanha para arrecadar livros para a biblioteca da escola; Visita a casa de alguns alunos para realizar a leitura de histórias infantis juntamente com a família.

* Ciências humanas: Espaço urbano e rural; Meio ambiente (preservação ambiental e sustentabilidade).

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Desta forma, estaremos formando grandes leitores, pessoas críticas e atuantes na sociedade e porque não, escritores para uma nova sociedade. Com esse intuito e a partir das respostas coletadas na Expedição Investigativa, os alunos e professores, em uma roda de conversa escolheram o seguinte tema para o projeto: “Leitura e comunicação.”

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Cândida Zasso

Diretor
Odila Binotto Rossato

Turma
3 ano

Número de alunos
27

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Nova Palma

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA PALMA

Apoiadores
Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EMATER, Associação Amigos do Rio Portella, CAMNPAL

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
Percebi que as crianças adoraram todas as atividades, pois eles adoram ler e ouvir histórias infantis, é uma satisfação poder propiciar a eles atividades diversificadas que tragam alegria e encantamento. Os passeios às bibliotecas, tanto na pública quanto na da EMEI eles amaram, além da diversidade de livros.
Denize Rangel | Professor(a)