Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Água: o tesouro transparente Eu achei muito interessante o projeto água, porque se nós preservarmos e cuidarmos da água, nós vamos ter uma vida de melhor qualidade. Gostei muito de conhecer uma lagoa de tratamento da água de esgoto e que depois de tratada pode ser jogada no rio sem prejudicar o meio ambiente.
Alex Bisello Cargnin | aluno(a)
Expedição Investigativa

O que podemos fazer para melhorar a qualidade da água e evitar o desperdício?
A expedição foi feita no entorno da escola. Fomos no local do poço artesiano e na caixa de água que abastece a escola, o salão comunitário e vinte e duas famílias. Após fizemos entrevista com algumas famílias que utilizam a água do poço artesiano.

Objetivos

Desenvolver o senso crítico e a conscientização da importância de preservar a água, não desperdiçá-la e melhorar sua qualidade.

Comunidade de Aprendizagem

A comunidade de aprendizagem será composta pelos alunos, professora, motorista, pais, membros da comunidade e demais apoiadores.

Articulação com o currículo

* Português: Produção de textos.

* Educação Artística: Maquetes; Desenhos; Coreografias.

* Ciências e Português: Visita ao posto de tratamento de água no Município de Pinhal Grande; Análise da água das residências e da escola; Palestra sobre água (preservação, contaminação, limpeza, tratamento).

* História: Cronologia.

* Geografia: Localização dos pontos de captação.

* Matemática: Criação de leitura e interpretação de gráficos.

* Ciências: Proteção das fontes de água.

* Português e Educação Artística: Confeccionar panfletos com slogan.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Os alunos se reuniram na sala de aula relataram o que viram e o que mais lhes chamou a atenção, definindo assim, pelo projeto que contemplasse o desperdício de água. Estudaremos cada fonte de água existente nas casas das famílias, como elas estão sendo cuidadas e proteção das mesmas, através do assessoramento da EMATER e do fiscal sanitário do município, além da coleta e análise da água, nas casas dos alunos e na SAC- Solução alternativa coletiva da comunidade.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa

Diretor
Marineide Cargnin de Souza

Turma
1- 2 e 4 ano

Número de alunos
7

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Nova Palma

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA PALMA

Apoiadores
Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EMATER, Associação Amigos do Rio Portella, CAMNPAL

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
Acredito que o projeto contribuiu muito para despertar a conscientização de economizar e preservar a água e podemos com pequenas atitudes mudar a situação que hoje já estamos vivenciando da falta da água.
Marineide Cargnin de Souza | Professor(a)