Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2013 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Aprendendo com as Músicas Infantis "Compartilhar o aprendizado do Guilherme foi uma experiência ótima. Ver ele cantando e aprendendo é muito lindo."
Ângela Maria Silva Pavani (mãe) | aluno(a)
Expedição Investigativa

O início do projeto foi a partir da apresentação do mascote do Programa A União Faz a Vida. As educadoras com o objetivo de deixar mais lúdica a atividade representativa, reproduziram vídeos que descreviam o mascote. E, neste momento, perceberam o interesse das crianças pelas músicas infantis como forma de expressão oral e corporal.

Objetivos

Mobilizar o processo de ensino e aprendizagem, através das músicas infantis, com aulas diversificadas e contextualizadas com os conteúdos do currículo.

Comunidade de Aprendizagem

Encontro musical com o músico Edilson Silva dos Santos. Em momento descontraído foi proporcionado para as crianças um encontro musical, no qual foi previamente convidado um músico que direcionou o momento interagindo com o grupo através das músicas infantis trabalhadas no projeto. As crianças vivenciaram as músicas cantando e dançando e, assim, aperfeiçoando a expressão oral e corporal.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: desenvolvimento oral e ampliação do vocabulário.
Matemática: contagem oral.
Identidade e autonomia: nome e formação do sujeito.
Natureza e sociedade: partes do corpo, diversidade cultural, construção da identidade, características físicas, datas comemorativas e animais.
Movimento: expressão corporal através da música.
Artes visuais: pintura, colagem e modelagem.
Música: músicas infantis.


Ficha Técnica
Escola
Centro Municipal de Educação Infantil Nhana Maria

Diretor
Marli de Lourdes Banto

Turma
Maternal D e E

Número de alunos
36

Educadores
Kadja Karla Rodrigues Vareda / Jaqueline Stanisloski

Estado
Paraná

Município
Contenda

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO PR/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO SICREDI CONTENDA

Assessoria Pedagógica
Maria Inês Ferreira Padilha
Vivenciar cada etapa deste trabalho foi testemunhar pessoalmente cada sucesso alcançado pelos nossos alunos no seu desenvolvimento, percebendo ainda a importância das músicas infantis como suporte mediador na educação infantil.