Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Como aprenderemos se não lemos? Através dos estudos e discussões propostas em sala de aula é que de fato, percebi que hábito de leitura é fundamental em nossas vidas. E as atividades desenvolvidas na sala de aula e fora dela são importantes para que haja compreensão sobre a realidade em que vivemos.
Aline | aluno(a)
Expedição Investigativa

A pergunta exploratória: “Precisamos ler para aprender?”. Tal questão surgiu com a finalidade de buscar, no primeiro momento, em sala de aula, a averiguação sobre a concepção de leitura que os alunos têm e o qual a importância desta em suas vidas. Foi realizada na biblioteca municipal, em que os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o espaço destinado ao acesso à cultura do município. Para tanto, tiveram acesso ao número de retiradas de livros mensais dos anos de 2013 e 2014.

Objetivos

Verificar como está sendo mantida a biblioteca pública do município de Nova Palma; Pesquisar quais estratégia estão sendo utilizadas para o chamamento do público leitor; Propiciar aos alunos que entendam o seu valor de agentes sociais e que os mesmos podem e devem contribuir para a mudança da realidade social e cultural que vivem.

Comunidade de Aprendizagem

Círculo de Pais e Mestres; Secretária de Educação; professores da escola, bibliotecária; funcionários; pais dos alunos participantes deste projeto, Prefeitura Municipal.

Articulação com o currículo

* Visitar à biblioteca pública do município de Nova Palma a fim de coletar dados referentes aos livros: Português – elaborar o roteiro de perguntas; Geografia e História – situar a localização da prefeitura e biblioteca, bem como a história de sua fundação. Matemática – elaboração de gráficos com os resultados da pesquisa.

* Distribuição das caixas de leitura: Todos os professores das disciplinas envolvidos na distribuição e troca de caixas

* Entrevista com os donos das casas comerciais a fim de verificar a opinião dos mesmos com relação ao projeto e que resultados os mesmos alcançaram: Todos os professores de todas as disciplinas

* Produção de textos escritos descrevendo as atividades realizadas para posterior construção de um livro de pequenas histórias: Todos os componentes curriculares.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

De forma democrática, os alunos, através das informações colhidas na Expedição Investigativa, orientada pelos professores, das respostas oriundas dos dados retirados do livro de registros de retirada da biblioteca municipal, chegaram à conclusão que os cidadãos novapalmenses leem pouco, tendo em vista a importância desse processo em todas as fases na vida das pessoas. Assim, o tema que será; “Como aprenderemos se não lemos?”.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Cândida Zasso

Diretor
Odila Binotto Rossato

Turma
5 ano

Número de alunos
41

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Nova Palma

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA PALMA

Apoiadores
Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EMATER, Associação Amigos do Rio Portella, CAMNPAL

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
Os alunos se envolveram ativamente na elaboração do folder e na construção do livro, e para que o mesmo pudesse circular pela escola os alunos declamaram poesias nas salas de aula, enfatizando a importância do livro e logo e da leitura. A leitura permite o enriquecimento do vocabulário bem como do conhecimento enciclopédico dos alunos, professores, funcionários e comunidade em geral.
Simone Osmari Lago Pesamosca | Professor(a)