Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Uma mãozinha para o Meio Ambiente Se alguém misturar um lixo em outra lixeira, vira bagunça, cada lixo tem que ir na lixeira certa. Aprendi que é importante colocar água nas flores e cuidar delas também.
Emanuely Trindade | aluno(a)
Expedição Investigativa

Foi realizada no Arroio Portela, na qual, foram observados aspectos abordados a partir da pergunta exploratória: “O que têm no arroio que não faz parte dele?”. A partir disso, os alunos fizeram diversos apontamentos sobre o que não deveria estar naquele arroio, como lixos, latas, pneus, esgoto, garrafas pet, sacolas, entre outros, assim como, relataram como gostariam que o arroio estivesse e chegaram a conclusão de que os responsáveis pela poluição atual do arroio são as pessoas.

Objetivos

Estimular a mudança prática de atitudes e formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais, favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, contribuindo para um ambiente sustentável, buscando garantir a vida no planeta.

Comunidade de Aprendizagem

Associação Amigos do Rio Portela, Corsan, Moradores Ribeirinhos, Usina de Reciclagem, SMEC, CPG, EMEI Aquarela, SICREDI, Alunos, Professores, Monitores, Funcionários, Motoristas, Pais e Membros da comunidade.

Articulação com o currículo

* Identificar quais os elementos do nosso cotidiano que contribuem para a poluição do meio ambiente;
* Identificar quais são os maiores responsáveis pela poluição do nosso meio ambiente;
* Conhecer e conscientizar sobre a importância de atitudes de preservação e cuidado do meio ambiente;
* Reconhecer diversos tipos de lixos;
* Conhecer e conscientizar a coleta seletiva do lixo e seus benefícios para o meio ambiente como um todo;
* Identificar os problemas acarretados pelo lixo e seu destino no meio ambiente;
* Reaproveitar o lixo como matéria–prima para um novo produto;
* Reconhecer que a água é um bem natural;
* Reconhecer a importância da água para vida;
* Identificar e reconhecer os estados físicos da água;
* Conhecer o processo de purificação da água para o consumo;
* Desenvolver atitudes de preservação com água;
* Conscientizar da importância da água para a vida no planeta;
* Reconhecer a importância das plantas para o meio ambiente.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A partir da expedição, reunimos os alunos para uma segunda conversa, na qual, fizemos uma análise das falas dos alunos, estabelecemos uma relação com o que foi observado pelo grupo e escolhemos o tema que irá nortear o nosso trabalho: “Uma mãozinha para o Meio Ambiente”. Foram construídos cartazes de forma cooperativa onde foi traçado um paralelo entre o Rio Poluído e o Rio Limpo, os alunos confeccionaram peixes e outros animais que vivem na água utilizando material reciclado.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Aquarela

Diretor
Angela Binoto da Rosa

Turma
Pré-Escola A

Número de alunos
41

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Nova Palma

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA PALMA

Apoiadores
Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EMATER, Associação Amigos do Rio Portella, CAMNPAL

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
Através de ações concretas e muito trabalho em equipe, a nossa escola apresentou evolução no que diz respeito ao embelezamento e consciência de que um ambiente cuidado e mais bonito resulta em uma consciência coletiva de toda a comunidade escolar, e que preservando e cuidando, a natureza agradece e mostra a sua beleza. Vendo o entusiasmo dos professores e alunos, os pais consequentemente apresentaram sempre disponibilidade e participação nas tarefas propostas de forma efetiva.
Sibelli Piovesan Lago | Professor(a)