Uma mãozinha para o Meio Ambiente
“ Se alguém misturar um lixo em outra lixeira, vira bagunça, cada lixo tem que ir na lixeira certa. Aprendi que é importante colocar água nas flores e cuidar delas também.
Emanuely Trindade | aluno(a)
Expedição Investigativa
Foi realizada no Arroio Portela, na qual, foram observados aspectos abordados a partir da pergunta exploratória: “O que têm no arroio que não faz parte dele?”. A partir disso, os alunos fizeram diversos apontamentos sobre o que não deveria estar naquele arroio, como lixos, latas, pneus, esgoto, garrafas pet, sacolas, entre outros, assim como, relataram como gostariam que o arroio estivesse e chegaram a conclusão de que os responsáveis pela poluição atual do arroio são as pessoas.
Objetivos
Estimular a mudança prática de atitudes e formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais, favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, contribuindo para um ambiente sustentável, buscando garantir a vida no planeta.
Comunidade de Aprendizagem
Associação Amigos do Rio Portela, Corsan, Moradores Ribeirinhos, Usina de Reciclagem, SMEC, CPG, EMEI Aquarela, SICREDI, Alunos, Professores, Monitores, Funcionários, Motoristas, Pais e Membros da comunidade.
Articulação com o currículo
* Identificar quais os elementos do nosso cotidiano que contribuem para a poluição do meio ambiente;
* Identificar quais são os maiores responsáveis pela poluição do nosso meio ambiente;
* Conhecer e conscientizar sobre a importância de atitudes de preservação e cuidado do meio ambiente;
* Reconhecer diversos tipos de lixos;
* Conhecer e conscientizar a coleta seletiva do lixo e seus benefícios para o meio ambiente como um todo;
* Identificar os problemas acarretados pelo lixo e seu destino no meio ambiente;
* Reaproveitar o lixo como matéria–prima para um novo produto;
* Reconhecer que a água é um bem natural;
* Reconhecer a importância da água para vida;
* Identificar e reconhecer os estados físicos da água;
* Conhecer o processo de purificação da água para o consumo;
* Desenvolver atitudes de preservação com água;
* Conscientizar da importância da água para a vida no planeta;
* Reconhecer a importância das plantas para o meio ambiente.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A partir da expedição, reunimos os alunos para uma segunda conversa, na qual, fizemos uma análise das falas dos alunos, estabelecemos uma relação com o que foi observado pelo grupo e escolhemos o tema que irá nortear o nosso trabalho: “Uma mãozinha para o Meio Ambiente”. Foram construídos cartazes de forma cooperativa onde foi traçado um paralelo entre o Rio Poluído e o Rio Limpo, os alunos confeccionaram peixes e outros animais que vivem na água utilizando material reciclado.