Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Conheça a Biblioteca Pública e se permita ler Percebi que a leitura é parte fundamental no processo de aprendizagem, pois quando lemos podemos conhecer pessoas, lugares e culturas diferentes sem sair do lugar. Os trabalhos além de me deixar mais motivada, sentimos mais vontade em aprender.
Francieli Facco Vestena | aluno(a)
Expedição Investigativa

Surgiu com a finalidade de buscar, no primeiro momento, em sala de aula, a averiguação sobre a concepção de leitura que os alunos têm e o qual a importância desta em suas vidas. Foi realizada na biblioteca municipal, em que os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o espaço destinado ao acesso à cultura do município. Para tanto, tiveram acesso ao número de retiradas de livros mensais dos anos de 2013 e 2014.

Objetivos

Analisar como os cidadãos de Nova Palma estão cultivando o hábito da leitura após o término de sua vida escolar.

Comunidade de Aprendizagem

Comunidade onde a escola esta inserida, alunos, pais, professores, funcionários, apoiadores, bibliotecária.

Articulação com o currículo

* Visitar a biblioteca pública do município de Nova Palma a fim de coletar dados referentes aos livros: Português – elaborar o roteiro de perguntas; Geografia e História – situar a localização da prefeitura e biblioteca, bem como a história de sua fundação. Matemática – elaboração de gráficos com os resultados da pesquisa.

* Construção de Estratégias para divulgar o projeto de revitalização da Biblioteca Pública: Língua Portuguesa: Construção de banners, folhetos informativos; Matemática: quantidade aproximada de livros;

* Divulgação do projeto no município;

* Atividades para motivar a população apara frequentarem a biblioteca municipal;

* Atividades desenvolvidas na biblioteca com a participação dos agentes envolvidos;

* Produção de textos escritos descrevendo as atividades realizadas para posterior construção de um livro de pequenas histórias.
Todos os componentes curriculares.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Em aula posterior os professores junto com os alunos fizeram a análise dos dados coletados. Após uma mesa redonda em todas as turmas, os alunos concluíram que a biblioteca oferece uma grande quantidade de obras, porém os cidadãos não estão lendo de maneira satisfatória e assídua. Assim sendo, surgiram as perguntas. “Se não lemos como aprenderemos? “Por que não lemos?” e “por que estamos deixando de ler?”.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Cândida Zasso

Diretor
Odila Binotto Rossato

Turma
4 ano

Número de alunos
28

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Nova Palma

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA PALMA

Apoiadores
Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EMATER, Associação Amigos do Rio Portella, CAMNPAL

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
A leitura necessita ser cada vez mais arraigada ao contexto de sala de aula, e inclusive nas famílias, pois é ela que proporciona ao aluno o enriquecimento de várias de suas habilidades. Através do projeto foi possível visitar a biblioteca pública municipal, e infelizmente, perceber que poucos são os cidadãos que tem esse hábito fora da escola. Com vistas, a tal constatação foram desenvolvidas atividades que despertassem o interesse e o gosto constante pelo ato de ler.
Simone Osmari Lago Pesamosca | Professor(a)