Conheça a Biblioteca Pública e se permita ler
“ Percebi que a leitura é parte fundamental no processo de aprendizagem, pois quando lemos podemos conhecer pessoas, lugares e culturas diferentes sem sair do lugar. Os trabalhos além de me deixar mais motivada, sentimos mais vontade em aprender.
Francieli Facco Vestena | aluno(a)
Expedição Investigativa
Surgiu com a finalidade de buscar, no primeiro momento, em sala de aula, a averiguação sobre a concepção de leitura que os alunos têm e o qual a importância desta em suas vidas. Foi realizada na biblioteca municipal, em que os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o espaço destinado ao acesso à cultura do município. Para tanto, tiveram acesso ao número de retiradas de livros mensais dos anos de 2013 e 2014.
Objetivos
Analisar como os cidadãos de Nova Palma estão cultivando o hábito da leitura após o término de sua vida escolar.
Comunidade de Aprendizagem
Comunidade onde a escola esta inserida, alunos, pais, professores, funcionários, apoiadores, bibliotecária.
Articulação com o currículo
* Visitar a biblioteca pública do município de Nova Palma a fim de coletar dados referentes aos livros: Português – elaborar o roteiro de perguntas; Geografia e História – situar a localização da prefeitura e biblioteca, bem como a história de sua fundação. Matemática – elaboração de gráficos com os resultados da pesquisa.
* Construção de Estratégias para divulgar o projeto de revitalização da Biblioteca Pública: Língua Portuguesa: Construção de banners, folhetos informativos; Matemática: quantidade aproximada de livros;
* Divulgação do projeto no município;
* Atividades para motivar a população apara frequentarem a biblioteca municipal;
* Atividades desenvolvidas na biblioteca com a participação dos agentes envolvidos;
* Produção de textos escritos descrevendo as atividades realizadas para posterior construção de um livro de pequenas histórias.
Todos os componentes curriculares.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Em aula posterior os professores junto com os alunos fizeram a análise dos dados coletados. Após uma mesa redonda em todas as turmas, os alunos concluíram que a biblioteca oferece uma grande quantidade de obras, porém os cidadãos não estão lendo de maneira satisfatória e assídua. Assim sendo, surgiram as perguntas. “Se não lemos como aprenderemos? “Por que não lemos?” e “por que estamos deixando de ler?”.