Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

LER E ENTENDER O MUNDO Gostamos de ir a biblioteca e levar os livrinhos para casa. Ler ajuda a ficar esperto. Ler é fazer mágica.
Gabriel Pedroso, João Marcos, Anderson e Daniel | aluno(a)
Expedição Investigativa

Com a seguinte pergunta exploratória: “EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE LEITURA? QUAIS VOCÊ CONHECE?”, a professora realizou uma expedição na biblioteca da escola, bem como na salas de aula, para que os mesmos vivenciassem os diferentes espaços onde se realizam leituras. Participaram também da Hora do Conto, com a contadora de história, mostrando que o imaginário também faz parte da leitura de mundo.

Objetivos

Desenvolver a capacidade de entender o mundo e suas potencialidades através da leitura e capacitar os alunos a ler e se posicionar de forma coerente, apresentar a contribuição da leitura e da interpretação para o desenvolvimento da aprendizagem.

Comunidade de Aprendizagem

Pais, alunos, professores, funcionários, e a comunidade em geral.

Articulação com o currículo

* Português: Hora do Conto; Dramatização; Canto; Gêneros Literários.

* Ciências: Animais Domésticos; Animais Selvagens; Partes da Planta; O corpo Humano; Órgãos dos Sentidos.

* Matemática: As quatro operações; Gráficos; Histórias Matemáticas.

* História – Geografia: Local onde vivem; Espaços Compartilhados; Linha do Tempo.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Quando retornamos para a sala de aula, nos reunimos em círculo para que os alunos se posicionassem de acordo com o que viram e o que mais lhes chamou a atenção naqueles momentos, chegando assim na Hora do Conto, ficando claro que o imaginário ainda permeia suas ações.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental João Pessoa

Diretor
Elisabete Becker Marques Haag

Turma
2 ano

Número de alunos
11

Estado
Rio Grande do Sul

Município
São Sepé

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO SEPE

Apoiadores
COTRISEL

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
Os alunos chegaram à conclusão de que a maneira organizada facilita a leitura e a aprendizagem. Uma vez por semana, os alunos fazem à visita a biblioteca, onde retiram livros, levam para casa, como tarefa extraclasse e também realizam leitura em sala de vários gêneros literários.
Jaqueline Leis | Professor(a)