LER E ENTENDER O MUNDO
“ Gostamos de ir a biblioteca e levar os livrinhos para casa. Ler ajuda a ficar esperto. Ler é fazer mágica.
Gabriel Pedroso, João Marcos, Anderson e Daniel | aluno(a)
Expedição Investigativa
Com a seguinte pergunta exploratória: “EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE LEITURA? QUAIS VOCÊ CONHECE?”, a professora realizou uma expedição na biblioteca da escola, bem como na salas de aula, para que os mesmos vivenciassem os diferentes espaços onde se realizam leituras. Participaram também da Hora do Conto, com a contadora de história, mostrando que o imaginário também faz parte da leitura de mundo.
Objetivos
Desenvolver a capacidade de entender o mundo e suas potencialidades através da leitura e capacitar os alunos a ler e se posicionar de forma coerente, apresentar a contribuição da leitura e da interpretação para o desenvolvimento da aprendizagem.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, alunos, professores, funcionários, e a comunidade em geral.
Articulação com o currículo
* Português: Hora do Conto; Dramatização; Canto; Gêneros Literários.
* Ciências: Animais Domésticos; Animais Selvagens; Partes da Planta; O corpo Humano; Órgãos dos Sentidos.
* Matemática: As quatro operações; Gráficos; Histórias Matemáticas.
* História – Geografia: Local onde vivem; Espaços Compartilhados; Linha do Tempo.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Quando retornamos para a sala de aula, nos reunimos em círculo para que os alunos se posicionassem de acordo com o que viram e o que mais lhes chamou a atenção naqueles momentos, chegando assim na Hora do Conto, ficando claro que o imaginário ainda permeia suas ações.