Aprender Brincando
“ Gosto das brincadeiras com tinta e a hora do conto.
Lara | aluno(a)
Expedição Investigativa
Com a seguinte pergunta exploratória: “É POSSÍVEL APRENDER BRINCANDO?”, foi realizada uma volta aos diversos espaços da escola (quadra, pracinha, cooperativa, salas de aula, área coberta), para que os alunos vivenciassem os mais diferentes modos e meios de aprendizagem através do lúdico.
Objetivos
Desenvolver a aprendizagem através do lúdico e identificar a importância das brincadeiras direcionadas, para o crescer saudável e também para o pleno desenvolvimento motor, afetivo, social e cognitivo.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, alunos, professores, funcionários e a comunidade em geral.
Articulação com o currículo
* Linguagens: Hora do Conto; Dramatização; Canto.
* Ciências da Natureza: Experiência com sementinhas.
* Educação Física: Jogos e brincadeiras envolvendo os temas em estudo.
* Educação Artística: Confecção de painéis, cartazes, desenhos, pinturas, colagens, brinquedos usando material reciclável.
* Matemática: Contagem, relação número e quantidade, histórias matemáticas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao retornarmos para a sala de aula, as crianças representaram através de desenhos e em roda de conversa se posicionaram mostrando o entendimento que tiveram das diferentes maneiras de aprender brincando.