Classificação: ESTIMULAÇÃO PSICOMOTORA
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Aprender Brincando Gosto das brincadeiras com tinta e a hora do conto.
Lara | aluno(a)
Expedição Investigativa

Com a seguinte pergunta exploratória: “É POSSÍVEL APRENDER BRINCANDO?”, foi realizada uma volta aos diversos espaços da escola (quadra, pracinha, cooperativa, salas de aula, área coberta), para que os alunos vivenciassem os mais diferentes modos e meios de aprendizagem através do lúdico.

Objetivos

Desenvolver a aprendizagem através do lúdico e identificar a importância das brincadeiras direcionadas, para o crescer saudável e também para o pleno desenvolvimento motor, afetivo, social e cognitivo.

Comunidade de Aprendizagem

Pais, alunos, professores, funcionários e a comunidade em geral.

Articulação com o currículo

* Linguagens: Hora do Conto; Dramatização; Canto.

* Ciências da Natureza: Experiência com sementinhas.

* Educação Física: Jogos e brincadeiras envolvendo os temas em estudo.

* Educação Artística: Confecção de painéis, cartazes, desenhos, pinturas, colagens, brinquedos usando material reciclável.

* Matemática: Contagem, relação número e quantidade, histórias matemáticas.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Ao retornarmos para a sala de aula, as crianças representaram através de desenhos e em roda de conversa se posicionaram mostrando o entendimento que tiveram das diferentes maneiras de aprender brincando.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental João Pessoa

Diretor
Elisabete Becker Marques Haag

Turma
Pré-Escola

Número de alunos
11

Estado
Rio Grande do Sul

Município
São Sepé

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO SEPE

Apoiadores
COTRISEL

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
O Projeto visa em sua essência o desenvolvimento da aprendizagem através do lúdico. Como professora, entendo que, brincando também se aprende, é nas brincadeiras e principalmente na Hora do Conto que se estabelece relações entre aprendizagem e todas as demais áreas do conhecimento.
Flávia Morais Bitencourt | Professor(a)