Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

ÁGUA: USO CONSCIENTE X DESPERDÍCIO Eu penso que o projeto que estamos desenvolvendo está trazendo muito conhecimento sobre o grande valor que a água tem para nossa sobrevivência. Aprendemos também que é preciso economizar a água para ela não acabar. Sem água, não há vida!
Julia Baptista Stefanello | aluno(a)
Expedição Investigativa

Os professores e os alunos visitaram as comunidades para tomarem conhecimento das condições que se encontram os sistemas de abastecimento de água das cinco comunidades onde moram os alunos. Também foram feitas entrevistas com algumas famílias. Pergunta Exploratória: “O que você pode fazer em ações práticas no dia a dia para evitar o problema de falta de água na sua casa, escola e comunidade?”

Objetivos

Desenvolver os conhecimentos necessários e básicos sobre a importância da água, sua utilização de forma consciente e preservando o espaço para futuras gerações.

Comunidade de Aprendizagem

Pais, alunos, professores, funcionários, Secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Agricultura, Obras e Educação, Emater, Sindicato Rural e comunidade em geral.

Articulação com o currículo

* Português: Textos coletivos; Leitura oral e coletiva; Produção de textos individuais e coletivos.

* Matemática: Histórias matemáticas; Cálculos matemáticos envolvendo as quatro operações; Leitura e interpretação de gráficos.

* Ciências: Ciclo da água; Cuidados; Preservação; Higiene e saúde.

* História e Geografia: Localização das fontes e poços da comunidade e sua cronologia.

* Artes: Construção de maquetes, painéis, desenhos, dramatizações, músicas.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após o retorno da expedição, os alunos se reuniram na sala de aula relataram o que viram e o que mais lhes chamou a atenção, definindo-se assim, pelo projeto que contemplasse o desperdício de água e os cuidados que devemos ter com ela. Estudaremos cada fonte de água existente nas casas das famílias e como elas estão sendo cuidadas, através do assessoramento da Emater e do fiscal sanitário buscar-se-á fazer análise e melhoria do ponto de captação da água.

Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Érico Ferrari

Diretor
Idelma Maria Pegoraro Piccin

Turma
1 e 3 ano

Número de alunos
19

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Nova Palma

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA PALMA

Apoiadores
Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EMATER, Associação Amigos do Rio Portella, CAMNPAL

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
Percebo que os alunos ficaram admirados em saber das dificuldades encontradas antigamente pelas pessoas para conseguirem água e que hoje, graças aos avanços da tecnologia possuímos poços artesianos, com água devidamente tratada, que chega com facilidade em nossas casas. Observo também, no decorrer do desenvolvimento das atividades, que as crianças possuem consciência da necessidade de economizar para poder ter água sempre.
Cleonice Fátima Rossato Stefanello | Professor(a)