Classificação: VALORES
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
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Projeto

Compreendendo as Diferenças Eu aprendi que ninguém é igual a ninguém, e que devemos respeitar os que são diferentes de mim. Me senti muito sozinha na brincadeira da cabra-cega, sem poder ver ninguém, também achei muito difícil jogar e me movimentar sem poder usar as pernas.
Jainne | aluno(a)
Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada através de estudo do texto: “As borboletas”, ressaltando as diferenças existentes entre as pessoas. Após foi realizada a atividade “Cabra-cega”, onde foi questionado pelos alunos: “ Como é possível conviver apesar das diferenças?”.

Objetivos

Despertar nos alunos a reflexão sobre a importância de se compreender, conviver e respeitar as diferenças e especificidades de cada ser.

Comunidade de Aprendizagem

Professores, funcionários, pais, alunos e Comunidade Escolar.

Articulação com o currículo

* Português: Leitura, interpretação, Produção de textos;

* Artes: Paródia da música “O tempo”;

* Matemática: Produção de gráficos das pessoas com deficiência nas escolas municipais;

* Ciências: Estudo sobre as deficiências, construção de painéis;

* Educação Física: Jogos e brincadeiras adaptados;

* Geografia: Construção de painéis sobre as etnias;

* Ensino Religioso: Projeção de filmes e vídeos sobre o tema.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O Conselho de grupo acontecerá através de rodas de conversa e dinâmicas que promovam o debate das questões pertinentes ao projeto proposto, enfatizando as atitudes de respeito e dignidade com o outro.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental João Pessoa

Diretor
Elisabete Becker Marques Haag

Turma
5 ano

Número de alunos
11

Estado
Rio Grande do Sul

Município
São Sepé

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO SEPE

Apoiadores
COTRISEL

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
Os alunos gostaram de desenvolver as atividades, e o mais importante, compreenderam que as pessoas não são todas iguais, mas merecem/precisam ser respeitadas e compreendidas em suas diferenças. Os preconceitos devem ser superados e cada vez mais a escola precisa auxiliar na construção de valores como respeito e compreensão.
Loiva Wegner | Professor(a)