Compreendendo as Diferenças
“ Eu aprendi que ninguém é igual a ninguém, e que devemos respeitar os que são diferentes de mim. Me senti muito sozinha na brincadeira da cabra-cega, sem poder ver ninguém, também achei muito difícil jogar e me movimentar sem poder usar as pernas.
Jainne | aluno(a)
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através de estudo do texto: “As borboletas”, ressaltando as diferenças existentes entre as pessoas. Após foi realizada a atividade “Cabra-cega”, onde foi questionado pelos alunos: “ Como é possível conviver apesar das diferenças?”.
Objetivos
Despertar nos alunos a reflexão sobre a importância de se compreender, conviver e respeitar as diferenças e especificidades de cada ser.
Comunidade de Aprendizagem
Professores, funcionários, pais, alunos e Comunidade Escolar.
Articulação com o currículo
* Português: Leitura, interpretação, Produção de textos;
* Artes: Paródia da música “O tempo”;
* Matemática: Produção de gráficos das pessoas com deficiência nas escolas municipais;
* Ciências: Estudo sobre as deficiências, construção de painéis;
* Educação Física: Jogos e brincadeiras adaptados;
* Geografia: Construção de painéis sobre as etnias;
* Ensino Religioso: Projeção de filmes e vídeos sobre o tema.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O Conselho de grupo acontecerá através de rodas de conversa e dinâmicas que promovam o debate das questões pertinentes ao projeto proposto, enfatizando as atitudes de respeito e dignidade com o outro.