Classificação: VALORES
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

SABER CONVIVER É BOM? Gostei do projeto, pois cooperamos uns com os outros, tocamos, cantamos e dançamos juntos e nas outras aulas também cantamos com o mesmo objetivo de melhorar o comportamento. Estou aprendendo a respeitar, fazer silêncio e dividir as tarefas com meus colegas. É bom participar para cantar e aprender a pronunciar melhor as palavras.
Mathias Siqueira Brandani | aluno(a)
Expedição Investigativa

“O que podemos fazer para melhorar nosso convívio diário?” esta foi a pergunta exploratória, realizada na sala de aula, e verificou-se através dos seus relatos que eles têm um conhecimento parcial sobre seus deveres enquanto estudantes.

Objetivos

Entender e compreender os conflitos da sala de aula para melhorar a concentração e atenção na aprendizagem, através do uso de instrumentos musicais, música, canto, dança e também as demais atividades de integração elaboradas pela comunidade escolar.

Comunidade de Aprendizagem

Músico para aula de percussão, palestra com psicóloga, pais, alunos, professores e comunidade.

Articulação com o currículo

* Educação Física: Integração com instrumentos musicais, apresentações à comunidade, rodas de conversa, filme, gincana, dança, aula de percussão, palestras, oficinas, portfólio.

* Ciências: Construção de cartazes sobre higiene, e organização da sala de aula.

* Português: Construção de paródias das músicas, letra, rima, significado das palavras.

* Inglês: Tradução das músicas, vocabulário, apresentações para comunidade.

* Matemática: Jogos matemáticos, atividades em grupo.

* Arte: Painel, pintura da quadra.

* Geografia: Jogos pedagógicos, estados, capitais, Brasil, texto coletivo.

* História: Guerras históricas que repercutem na atualidade, produção textual.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Foi realizado através de momento dentro e fora da sala de aula, verificando-se a quase total falta de cooperação.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental João Pessoa

Diretor
Elisabete Becker Marques Haag

Turma
6 ano

Número de alunos
18

Estado
Rio Grande do Sul

Município
São Sepé

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO SEPE

Apoiadores
COTRISEL

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
Resolvemos que o melhor seria utilizar algo que eles têm interesse com o que parecia mantê-los unidos e comprometidos uns com os outros, a música, algo que os aproximava e fazia com que tivessem uma reflexão sobre seus atos. De uma maneira geral, conseguimos desenvolver o projeto com uma boa relevância, de maneira positiva, todos estão envolvidos e aprendendo.
Milena Scherer Monteiro | Professor(a)