SABER CONVIVER É BOM?
“ Gostei do projeto, pois cooperamos uns com os outros, tocamos, cantamos e dançamos juntos e nas outras aulas também cantamos com o mesmo objetivo de melhorar o comportamento. Estou aprendendo a respeitar, fazer silêncio e dividir as tarefas com meus colegas. É bom participar para cantar e aprender a pronunciar melhor as palavras.
Mathias Siqueira Brandani | aluno(a)
Expedição Investigativa
“O que podemos fazer para melhorar nosso convívio diário?” esta foi a pergunta exploratória, realizada na sala de aula, e verificou-se através dos seus relatos que eles têm um conhecimento parcial sobre seus deveres enquanto estudantes.
Objetivos
Entender e compreender os conflitos da sala de aula para melhorar a concentração e atenção na aprendizagem, através do uso de instrumentos musicais, música, canto, dança e também as demais atividades de integração elaboradas pela comunidade escolar.
Comunidade de Aprendizagem
Músico para aula de percussão, palestra com psicóloga, pais, alunos, professores e comunidade.
Articulação com o currículo
* Educação Física: Integração com instrumentos musicais, apresentações à comunidade, rodas de conversa, filme, gincana, dança, aula de percussão, palestras, oficinas, portfólio.
* Ciências: Construção de cartazes sobre higiene, e organização da sala de aula.
* Português: Construção de paródias das músicas, letra, rima, significado das palavras.
* Inglês: Tradução das músicas, vocabulário, apresentações para comunidade.
* Matemática: Jogos matemáticos, atividades em grupo.
* Arte: Painel, pintura da quadra.
* Geografia: Jogos pedagógicos, estados, capitais, Brasil, texto coletivo.
* História: Guerras históricas que repercutem na atualidade, produção textual.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Foi realizado através de momento dentro e fora da sala de aula, verificando-se a quase total falta de cooperação.