Água: usos e problemas
Expedição Investigativa
A motivação inicial foi uma roda de conversa sobre a água e o seu uso consciente, usando como pergunta exploratória: “De onde vem a água que uso na minha casa e por que preciso cuidar dela?” Com essa pergunta, os alunos iniciaram as reflexões sobre a importância da água, e partiram para uma expedição nos principais a pontos de abastecimento de água na comunidade.
Objetivos
Reconhecer e identificar a importância da água, os problemas gerados pela falta ou excesso da mesma.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, alunos, funcionários, professores, Secretarias de Saúde, Obras, Agricultura, Meio Ambiente e Educação, Emater, Sindicato Rural e comunidade em geral.
Articulação com o currículo
* Língua Portuguesa: Historinhas infantis (contação e dramatizações).
* Matemática: Uso de materiais concretos e jogos didáticos-pedagógicos.
* Ciências: Hábitos de higiene do corpo e dos alimentos e do local onde se vive; Uso consciente da água (através de filmes e músicas); Órgãos de sentido.
* História e Geografia: Reconhecer a escola, a casa e a comunidade, através de maquetes, desenhos, recortes e colagem; Confecção de cartazes; Construção de um mural informativo (usando cronologia).
* Artes: Artes plásticas em geral (desenhos, pinturas, recortes, colagem, entre outras) Confecção de uma sacola literária.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após o retorno da expedição, os alunos se reuniram na sala de aula relataram, desenharam e modelaram o que mais lhe chamou a atenção na expedição investigativa.