ÁGUA: UM PROJETO DO ENSINO DA MATEMÁTICA
“ Penso que é muito importante falar sobre a conscientização do uso da água, pois ela é indispensável para todos os seres vivos que dependem dela para beber, tomar banho, produzir e preparar alimentos.
Carlos Artur Garlet Piovesan | aluno(a)
Expedição Investigativa
Os professores e os alunos visitaram as comunidades para tomarem conhecimento das condições que se encontram os sistemas de abastecimento de água das cinco comunidades onde moram os alunos. Também foram feitas entrevistas com algumas famílias. Pergunta Exploratória: “O que você pode fazer em ações práticas no dia a dia para evitar o problema de falta de água na sua casa, escola e comunidade?”
Objetivos
Reconhecer a importância da água e sua presença na composição dos seres vivo (objetos, alimentos, pessoas), bem como a necessidade de sua preservação.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, alunos, professores, funcionários, Secretarias de Obras, Agricultura, Meio Ambiente e Educação, Sindicato Rural e comunidade em geral.
Articulação com o currículo
* Língua Portuguesa: Textos coletivos; Leitura, interpretação de textos; Produção de textos individuais e coletivos; Criação de paródias; Interpretação de imagens e textos.
* Matemática: Cálculo de quanta água é gasta em casa; Anotações da quantia de chuva mês a mês. Leitura, criação e interpretação de gráficos.
* Ciências: Hábitos de higiene do corpo e dos alimentos e do local onde se vive; Uso consciente da água (através de filmes, palestras).
* História e Geografia: Localização das fontes e poços da comunidade e sua cronologia; Sugestões para economia da água.
* Artes: Construção de maquetes, painéis, desenhos, dramatizações, músicas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após o retorno da expedição, os alunos se reuniram na sala de aula relataram o que viram e o que mais lhes chamou a atenção, definindo-se assim, pelo projeto que contemplasse o desperdício de água e os cuidados que devemos ter com ela. Estudaremos cada fonte de água existente nas casas das famílias e como elas estão sendo cuidadas, através do assessoramento da Emater e do fiscal sanitário buscar-se-á fazer análise e melhoria do ponto de captação da água.