Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

ÁGUA: UM PROJETO DO ENSINO DA MATEMÁTICA Penso que é muito importante falar sobre a conscientização do uso da água, pois ela é indispensável para todos os seres vivos que dependem dela para beber, tomar banho, produzir e preparar alimentos.
Carlos Artur Garlet Piovesan | aluno(a)
Expedição Investigativa

Os professores e os alunos visitaram as comunidades para tomarem conhecimento das condições que se encontram os sistemas de abastecimento de água das cinco comunidades onde moram os alunos. Também foram feitas entrevistas com algumas famílias. Pergunta Exploratória: “O que você pode fazer em ações práticas no dia a dia para evitar o problema de falta de água na sua casa, escola e comunidade?”

Objetivos

Reconhecer a importância da água e sua presença na composição dos seres vivo (objetos, alimentos, pessoas), bem como a necessidade de sua preservação.

Comunidade de Aprendizagem

Pais, alunos, professores, funcionários, Secretarias de Obras, Agricultura, Meio Ambiente e Educação, Sindicato Rural e comunidade em geral.

Articulação com o currículo

* Língua Portuguesa: Textos coletivos; Leitura, interpretação de textos; Produção de textos individuais e coletivos; Criação de paródias; Interpretação de imagens e textos.

* Matemática: Cálculo de quanta água é gasta em casa; Anotações da quantia de chuva mês a mês. Leitura, criação e interpretação de gráficos.

* Ciências: Hábitos de higiene do corpo e dos alimentos e do local onde se vive; Uso consciente da água (através de filmes, palestras).

* História e Geografia: Localização das fontes e poços da comunidade e sua cronologia; Sugestões para economia da água.

* Artes: Construção de maquetes, painéis, desenhos, dramatizações, músicas.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após o retorno da expedição, os alunos se reuniram na sala de aula relataram o que viram e o que mais lhes chamou a atenção, definindo-se assim, pelo projeto que contemplasse o desperdício de água e os cuidados que devemos ter com ela. Estudaremos cada fonte de água existente nas casas das famílias e como elas estão sendo cuidadas, através do assessoramento da Emater e do fiscal sanitário buscar-se-á fazer análise e melhoria do ponto de captação da água.

Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Érico Ferrari

Diretor
Idelma Maria Pegoraro Piccin

Turma
4 e 5 ano

Número de alunos
8

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Nova Palma

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA PALMA

Apoiadores
Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EMATER, Associação Amigos do Rio Portella, CAMNPAL

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
O trabalho em forma de projetos é muito importante, pois possibilita a realização de ações interdisciplinares, fazendo com que os alunos pesquisem e ampliem seus conhecimentos sobre a água e sua importância na vida de todos.
Vanderléa Maria Cocco | Professor(a)