Da sala de aula às margens de rios, córregos, fontes e poços: a importância da mata ciliar e consumo e geração de energia elétrica
“ A plantação de matas ciliares ajuda a manter o ecossistema vivo, evita o desmoronamento de pedras e terras soltas e auxilia na manutenção dos nossos recursos hídricos. Além disso, devemos ter consciência de que grande parte da energia elétrica de nossas casas provém da água, daí a importância de preservar esse presente.
Maria Eduarda Cocco Dallanora | aluno(a)
Expedição Investigativa
A motivação inicial da expedição investigativa foi uma palestra para alunos, professores, pais e comunidade em geral com o Secretário Executivo do CONDESUS. Após os professores e os alunos visitaram as comunidades para tomarem conhecimento das condições que se encontram os sistemas de abastecimento de água das comunidades. Pergunta Exploratória: “O que você pode fazer em ações práticas no dia a dia para evitar o problema de falta de água na sua casa, escola e comunidade?”
Objetivos
Reconhecer a importância da conservação da mata ciliar para a preservação de rios, córregos, fontes e poços, bem como sua reconstrução e como usar de forma consciente a energia elétrica.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, alunos, professores, funcionários, Secretarias de Obras, Saúde, Meio Ambiente, Agricultura e Educação, Emater, Sindicato Rural e comunidade em geral.
Articulação com o currículo
* Língua Portuguesa: Produção de textos individuais e coletivos, de reportagens, de poemas; Análise sintática do período composto. Uso da concordância e regência verbal.
* Matemática: Leitura e interpretação de gráficos; Cálculo da área e perímetro; Transformações de unidades; Problemas envolvendo equações do 2 grau.
* Ciências: Átomos e moléculas - Ligação molecular; Propriedades da matéria (através de experiências comparativas).
* Geografia: Meio ambiente e problemática ecológica (através de painéis, cartazes); Sociedade de consumo (uso consciente); Dependências de recursos de recursos naturais estrangeiros.
* Artes: Produção de painéis e maquetes; Teatro e dança; Pesquisa e exposição iconográfica.
* História: A água como fonte econômica estratégica para as nações.
* Ensino Religioso: A importância de se preservar as margens dos rios, córregos, fontes e poços, através de textos, filmes e documentários.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após o retorno da expedição, os alunos se reuniram na sala de aula relataram o que viram e o que mais lhes chamou a atenção, definindo-se assim, pelo projeto que contemplasse o desperdício de água e os cuidados que devemos ter com ela. Estudaremos cada fonte de água existente nas casas das famílias e como elas estão sendo cuidadas, através do assessoramento da Emater e do fiscal sanitário buscar-se-á fazer análise e melhoria do ponto de captação da água.