Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
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Projeto

Da sala de aula às margens de rios, córregos, fontes e poços: a importância da mata ciliar e consumo e geração de energia elétrica A plantação de matas ciliares ajuda a manter o ecossistema vivo, evita o desmoronamento de pedras e terras soltas e auxilia na manutenção dos nossos recursos hídricos. Além disso, devemos ter consciência de que grande parte da energia elétrica de nossas casas provém da água, daí a importância de preservar esse presente.
Maria Eduarda Cocco Dallanora | aluno(a)
Expedição Investigativa

A motivação inicial da expedição investigativa foi uma palestra para alunos, professores, pais e comunidade em geral com o Secretário Executivo do CONDESUS. Após os professores e os alunos visitaram as comunidades para tomarem conhecimento das condições que se encontram os sistemas de abastecimento de água das comunidades. Pergunta Exploratória: “O que você pode fazer em ações práticas no dia a dia para evitar o problema de falta de água na sua casa, escola e comunidade?”

Objetivos

Reconhecer a importância da conservação da mata ciliar para a preservação de rios, córregos, fontes e poços, bem como sua reconstrução e como usar de forma consciente a energia elétrica.

Comunidade de Aprendizagem

Pais, alunos, professores, funcionários, Secretarias de Obras, Saúde, Meio Ambiente, Agricultura e Educação, Emater, Sindicato Rural e comunidade em geral.

Articulação com o currículo

* Língua Portuguesa: Produção de textos individuais e coletivos, de reportagens, de poemas; Análise sintática do período composto. Uso da concordância e regência verbal.

* Matemática: Leitura e interpretação de gráficos; Cálculo da área e perímetro; Transformações de unidades; Problemas envolvendo equações do 2 grau.

* Ciências: Átomos e moléculas - Ligação molecular; Propriedades da matéria (através de experiências comparativas).

* Geografia: Meio ambiente e problemática ecológica (através de painéis, cartazes); Sociedade de consumo (uso consciente); Dependências de recursos de recursos naturais estrangeiros.

* Artes: Produção de painéis e maquetes; Teatro e dança; Pesquisa e exposição iconográfica.

* História: A água como fonte econômica estratégica para as nações.

* Ensino Religioso: A importância de se preservar as margens dos rios, córregos, fontes e poços, através de textos, filmes e documentários.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após o retorno da expedição, os alunos se reuniram na sala de aula relataram o que viram e o que mais lhes chamou a atenção, definindo-se assim, pelo projeto que contemplasse o desperdício de água e os cuidados que devemos ter com ela. Estudaremos cada fonte de água existente nas casas das famílias e como elas estão sendo cuidadas, através do assessoramento da Emater e do fiscal sanitário buscar-se-á fazer análise e melhoria do ponto de captação da água.

Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Érico Ferrari

Diretor
Idelma Maria Pegoraro Piccin

Turma
9 ano

Número de alunos
21

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Nova Palma

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA PALMA

Apoiadores
Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EMATER, Associação Amigos do Rio Portella, CAMNPAL

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
Através desse projeto os professores e alunos puderam ver de perto a real situação dos locais de origem da água que consomem. Com a visita até os poços de suas comunidades foi possível visualizar a condição dos mesmos e conscientizar os alunos da importância da manutenção e preservação dos mesmos. O trabalho em forma de projeto contribui para que o aluno se aproxime da sua realidade e veja com seus próprios olhos o que está acontecendo ao seu redor.
Adriana Paiva Weigert Turra | Professor(a)