Água: fonte de vida e da nossa identidade
“ O projeto desenvolvido pela nossa turma é muito bom, pois aprendemos muito através dos trabalhos realizados em sala de aula. Fizemos pesquisas, entrevistas, trabalhos em grupos e tudo isso faz com que aprendemos coisas novas.
Vitor Cargnin Pegoraro | aluno(a)
Expedição Investigativa
A motivação da expedição investigativa foi assistir a um vídeo sobre a importância da água para a sobrevivência humana. Após, visitaram as comunidades para tomarem conhecimento das condições que se encontram os sistemas de abastecimento de água das comunidades onde moram os alunos, além de entrevistas com algumas famílias. Pergunta Exploratória: “O que você pode fazer em ações práticas no dia a dia para evitar o problema da falta de água na sua casa, escola e comunidade?”
Objetivos
Reconhecer a importância da água e sua necessidade para a sobrevivência da espécie. Multiplicar e aplicar os conhecimentos adquiridos sobre o tema água para que outras pessoas e a comunidade possam entender e mudar suas atitudes frente à preservação do meio ambiente e, principalmente, da água.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, alunos, professores, funcionários, Secretarias de Obras, Saúde, Meio Ambiente, Agricultura e Educação, Emater, Sindicato Rural e comunidade em geral.
Articulação com o currículo
* Língua Portuguesa: Leitura, interpretação de textos diversos; Produção de textos individuais e coletivos, de histórias em quadrinhos, de poemas; Tipos de linguagem; Uso de Substantivos, Adjetivos e Verbos.
* Matemática: Área dos poços; Medidas de volume (capacidade); Problemas, envolvendo as quatro operações.
* Ciências: Leitura e interpretação de textos informativos; Importância da água para o desenvolvimento das plantas; Fotossíntese, através de experiências.
* Geografia: Consumo e uso racional da água; Terra: planeta da vida; Biosfera; Recursos da litosfera e sua importância para a sociedade; A ação das águas, as paisagens da terra; Poluição.
* Artes: Cores, formas, linha; Desenho livre e de observação; Recorte e colagem; Dobraduras; Dramatizações.
* História: Origem da terra, através de documentário sobre a formação da terra; As primeiras sociedades humanas; Os egípcios; A importância da água para os povos da antiguidade.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após o retorno da expedição, os alunos se reuniram na sala de aula relataram o que viram e o que mais lhes chamou a atenção, definindo-se assim, pelo projeto que contemplasse o desperdício de água e os cuidados que devemos ter com ela. Estudaremos cada fonte de água existente nas casas das famílias e como elas estão sendo cuidadas, através do assessoramento da Emater e do fiscal sanitário buscar-se-á fazer análise e melhoria do ponto de captação da água.