HORTA ESCOLAR E CAPTAÇÃO DE ÁGUA: EM BUSCA DE UMA ESCOLA SUSTENTÁVEL
“ Com a horta na escola a nossa alimentação está sendo muito mais saudável. Também o que aprendemos na escola, colocamos em prática em nossas casas. Na horta, plantamos as sementinhas e cultivamos as mudinhas e, quando elas estão prontas, levamos para casa para plantar, cultivar e depois comer.
Cintia Piovesan Pegoraro | aluno(a)
Expedição Investigativa
Palestra para alunos, professores, pais e comunidade com o Secretário Executivo do CONDESUS. Após os professores e os alunos visitaram as comunidades para tomarem conhecimento das condições que se encontram os sistemas de abastecimento de água das cinco comunidades onde moram os alunos. Além de entrevistas com algumas famílias. Pergunta Exploratória: O que você pode fazer em ações práticas no dia a dia para evitar o problema da falta de água na sua casa, escola e comunidade?
Objetivos
Multiplicar e aplicar os conhecimentos adquiridos sobre o tema água para que outras pessoas e a comunidade possam entender e mudar suas atitudes frente à preservação do meio ambiente e, principalmente, da água, incentivando a instalação de cisternas na escola e nas residências para fazer a captação da água da chuva e reutilizá-la.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, alunos, professores, funcionários, Secretarias do Meio Ambiente, Obras, Saúde, Agricultura e Educação, Emater, Sindicato Rural e comunidade em geral.
Articulação com o currículo
* Língua Portuguesa: Leitura, produção de textos individuais ou coletivos, de textos informativos e cartazes.
* Matemática: Cálculo de perímetro e área, uso de expressões algébricas no cálculo de preço de custo da água,
* Ciências: Trabalho com textos informativos, a água no corpo humano (sistema urinário), água: constituinte fundamental das nossas células, a importância biológica da água, juntamente com outros nutrientes.
* Geografia: A produção de alimentos e os impactos ambientais, a natureza, seus fenômenos e a transformação do espaço natural, as transformações do espaço e os problemas ambientais.
* Artes: Alimentos e suas funções (através de teatros, dramatizações), confecção de hortas suspensas, plantio de mudas.
* História: A exploração do ouro no Brasil e a utilização dos rios, através de documentário, a Revolução Industrial e suas transformações.
* Educação Física: Importância da alimentação saudável na prática esportiva.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após o retorno da expedição, os alunos se reuniram na sala de aula relataram o que viram e o que mais lhes chamou a atenção, definindo-se assim, pelo projeto que contemplasse o desperdício de água e os cuidados que devemos ter com ela. Estudaremos cada fonte de água existente nas casas das famílias e como elas estão sendo cuidadas, através do assessoramento da Emater e do fiscal sanitário buscar-se-á fazer análise e melhoria do ponto de captação da água.