Classificação: SAÚDE
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

De onde vêm meus dentinhos Precisamos desde bebê criar o hábito: de escovar os dentes, ir ao dentista, comer alimentos saudáveis, incluir no lanche frutas variadas e lavando-as para evitar a contaminação e doenças. Devemos comer poucos alimentos que contem açúcar, por exemplo balas e pirulitos, pois prejudicam o crescimento e a saúde dos dentes.
Daniela Ferreira Costa | aluno(a)
Expedição Investigativa

Através da pergunta exploratória “Como estão meus dentes?”. Em visita e palestra do dentista do município na escola, houveram muitos questionamentos e curiosidades sobre a prevenção de cáries e higiene bucal.

Objetivos

Conhecer e compreender as fases do nascimento e crescimento da dentição de leite até a dentição permanente, destacando a importância dos cuidados e hábitos de higiene para manter a saúde bucal.

Comunidade de Aprendizagem

Dentista, palestrantes, professores, funcionários, pais, alunos e agente de saúde.

Articulação com o currículo

* Português - Leitura, interpretação, Produção de textos, Construção de painéis;

* Artes - Confecção de painéis; Hora do Conto;

* Matemática - Produção de gráficos e Histórias matemáticas;

* Ciências - Hábitos de higiene bucal, alimentação saudável, visita ao consultório dentário, escovação e aplicação de flúor.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após palestra com o dentista a turma reuniu-se em roda de conversa, onde foram relatados aspectos que consideraram importantes.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental João Pessoa

Diretor
Elisabete Becker Marques Haag

Turma
1 ano

Número de alunos
13

Estado
Rio Grande do Sul

Município
São Sepé

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO SEPE

Apoiadores
COTRISEL

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
É muito importante despertar desde cedo nas crianças a responsabilidade e o comprometimento no cuidado com a higiene bucal, pois seu sorriso é o reflexo da sua saúde. Os alunos se dedicam fazendo relatos diariamente sobre escovação, visita ao dentista e aplicação de flúor. Percebe-se a importância da cooperação entre os alunos e a família para propagar a essência do projeto.
Tânia Farias Ilha | Professor(a)