Corpo São, Mente Sã
“ Verificamos que é de suma importância cuidar ao máximo do nosso corpo: na alimentação, na higiene, no nosso bem estar, pois só assim vamos ser felizes. Também verificamos que cada um tem obrigações de arrumar a nossa casa e a escola para termos um ambiente agradável, e cuidar da nossa mente para sermos felizes.
Construção coletiva de todos os alunos da turma | aluno(a)
Expedição Investigativa
Pesquisamos junto com alunos a importância da saúde e do bem-estar físico, mental e social; traçamos metas para construir uma dinâmica que dê conta de tratar a saúde em geral. Inicialmente, com questionário investigativo, entre as famílias e comunidade em geral. Nesse sentido, utilizou-se como pergunta Exploratória a seguinte Pergunta: “Você cuida de si mesmo? Do seu corpo e da sua mente? Refletem as consequências das suas ações diárias na sua vida e na vida de sua família?”
Objetivos
Reconhecer a concepção do corpo humano como um sistema integrado que interage com o ambiente e reflete na história de vida do sujeito. Assim como a natureza, o corpo e a mente devem ser visto como um todo dinamicamente articulado.
Comunidade de Aprendizagem
A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais, enfim, apoiadores e toda Comunidade envolvida no processo formativo.
Articulação com o currículo
* Visitar as margens do Rio São Sepé a fim de refletir a importância da água para a vida humana e que devemos cuidá-la;
* Caminhada e alongamento das margens do Rio São Sepé; .
* Visitar a CORSAN – para conhecer como a água é tratada e a necessidade de um consumo consciente;
* Vídeo do Dr. Dráuzio Varela: Nosso Crescimento na Adolescência – reflexões que levem os alunos a se perceberem no mundo e equilibrar as novidades da adolescência, fazendo as escolhas certas. Falar sobre sexualidade de forma consciente. Trabalhar, através das meditações e palestras, formas de controlar suas ansiedades e encarar suas dúvidas.
* Meditação e Relaxamento; Ensino Religioso: Conversação sobre o “Eu”, minhas escolhas, minhas consequências. Palestra com a professora Rejane sobre este assunto;
* Vídeo sobre Alimentos – desenvolver atividades de conscientização da importância de uma alimentação saudável para o equilíbrio do nosso corpo.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a aplicação da pergunta exploratória, as professoras, em conjunto com os alunos, concluíram que é necessário trabalhar na perspectiva do seguinte tema: Corpo são, mente sã.