Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2014 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Jardim das Cores As crianças aprendem o que é cidadania nos primeiros anos de vida. A família , sociedade e escola estão diretamente inseridos neste contexto. Neste sentido, não me preocupo como mãe, pois a metodologia e projetos trabalhados, despertaram em eu filho os valores de um cidadão, onde ele aprendeu o valor da natureza e de sua preservação. Este projetos ensinam valores que nossos filhos levarão para a vida adulta e para a sociedade onde serão protagonistas.
Márcia Mendes Costa Guareski | responsável
Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada no Colégio Agrícola Estadual Arlindo Ribeiro, onde os alunos puderam visitar todos os lugares onde os alunos do colégio realizam suas atividades, como criação de animais, horta, cultivo de plantas e flores, alojamentos e outros. Os alunos do colégio acompanharam toda a expedição, onde explicaram cada setor, para que as crianças entendessem o trabalho realizado pelos professores e alunos.

Objetivos

A conscientização e o cuidado com a natureza e o meio ambiente, explicando que as plantas e a diversidade de cores deixam o ambiente em que estamos inseridos mais alegre, bonito e bem cuidado. Educar de maneira sustentável com a implantação do paisagismo.

Comunidade de Aprendizagem

A comunidade foi articulada com passeios e atividades na escola, onde a proposta era deixar um ambiente mais agradável para a comunidade escolar. Também com a participação dos pais e familiares na execução de atividades como cultivo e plantio das flores, trocas de experiências, conservação do meio ambiente, seja na escola ou em casa, e também a troca de experiências quanto à reciclagem de diversos tipos materiais.

Articulação com o currículo

Matemática: Organização espacial, relação e representação de numerais e quantidades, cores, formas, semelhanças e diferenças.

Português: Gêneros textuais, rodas de conversas, “contação” de histórias, tentativas de escrita, letras iniciais, leitura e interpretação de imagens.

Identidade e autonomia: Participação ativa na realização das atividades práticas, evolvendo ações do cotidiano como cooperação, solidariedade, respeito ao próximo e cuidado com o meio em que está inserido.

Natureza e sociedade: Percepção dos cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente, reciclagem, meio ambiente.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a aplicação da boa pergunta e vivenciada a expedição, a professora em conjunto com os alunos durante conversas e relatos do que foi visitado, surgiram idéias dos cuidados com o meio ambiente, como não jogar lixo, caminhadas dentro da escola, tannto na parte externa e interna, cuidado com as plantas e principalmente do local em que estão diariamente, concluindo assim ser necessário trabalhar sobre o tema.

Ficha Técnica
Escola
Colegio Sesi Educação Infantil

Turma
Pré II A

Número de alunos
20

Educadores
Jackeline Quadros Rodrigues e Fernanda Tonon

Estado
Paraná

Município
Guarapuava

Cooperativa
SICREDI PLANALTO DAS ÁGUAS PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO PORTAL DO LAGO

Apoiadores
Professores e alunos do Colégio Agrícola Estadual Arlindo Ribeiro

Percebi que os alunos demonstraram maior interesse quanto ao cuidado e limpeza de nossa escola e sala de aula, seja com o paisagismo quanto ao cuidado com lixos, sujeiras, organização de materiais, tornando assim um ambiente muito mais agradável para se conviver. Notou-se também uma maior atenção dois pais e familiares com a nossa escola.