Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Brinquedos e Brincadeiras de Nossos Avós Aprendemos que os nossos avós não brincavam com brinquedos comprados, eles faziam seus próprios brinquedos, aprenderam a fazer a conviver com esses brinquedos e as brincadeiras são muito divertidas.
Construção coletiva de todos os alunos da turma | aluno(a)
Expedição Investigativa

Este projeto surgiu a partir da necessidade de incentivar as crianças a brincarem não só com brinquedos comprados, mas também, com os que venham a ser confeccionados a partir dos materiais recicláveis.

Objetivos

Resgatar brinquedos, brincadeiras e cantigas de rodas de antigamente, promovendo a socialização e interação afetiva entre criança e família.

Comunidade de Aprendizagem

A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais, avós, enfim, apoiadores envolvidos no processo formativo.

Articulação com o currículo

* Visitas à comunidade a fim de investigar e resgatar brinquedos, brincadeiras e cantigas de rodas de antigamente. Habilidades: oral e escrita.

* Introdução à costura para, posteriormente, dar início à confecção da boneca de pano. Habilidades a serem desenvolvidas nesta ação: coordenação motora, tamanhos, quantidade, cores, criatividade, noções de reaproveitamento de materiais recicláveis.

* Confeccionar a boneca de pano. Habilidades: motricidades amplas e finas e criatividade.

* Confecções de brinquedos com argila. Habilidades: motricidade amplas e finas e criatividade, compreensão de espaço, interação social.

* Recreio orientado com brincadeiras aprendidas com os avós. Habilidades: atenção, expressão corporal, cooperação, interação, ritmo, autonomia.

* Chá de confraternização e troca de experiências, com os avós dos alunos. Habilidades: valorização do ser humano.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Partindo desta investigação, as professoras, juntamente com os alunos, realizaram na sala de aula uma roda de conversa a fim de verificar o que as crianças entenderam durante o processo investigativo sobre brinquedos e brincadeiras de antigamente. A partir da pergunta exploratória: Como eram as brincadeiras e como eram feitos os brinquedos? As crianças registraram as atividades de forma escrita e através de fotos.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Théo

Diretor
Simone Chaves de Rosso

Turma
3 - 4 e 5 ano

Número de alunos
20

Estado
Rio Grande do Sul

Município
São Sepé

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO SEPE

Apoiadores
COTRISEL

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
A importância do Projeto está em promover a socialização e interação afetiva entre as crianças e a comunidade familiar. Com isso incentivamos as crianças a brincarem não só com brinquedos comprados, mas, também, com os que eles próprios vieram a confeccionar a partir dos materiais recicláveis.
Neli Oliveira da Silva, Daniela Santos Rodrigues e Isabela Santos Rodrigues | Professor(a)