Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2014 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Cores e Flores Me surpreendi com o resultado do Projeto “Flores e Cores” desenvolvido. A surpresa foi o modo como o meu filho, assimilou o conteúdo e as atividades propostas e desenvolvidas. Muito curioso observou o modo com que a professora demonstrou em sala de aula as diferentes texturas e tintas.Tagarelando todo o procedimento e utilização repetiu a experiência em casa. O resultado foi uma enorme bagunça e uma satisfação muito grande.
Jeslaine Lopes Araújo- mãe de aluno | responsável
Expedição Investigativa

O trabalho desencadeou-se através do interesse das crianças, quando visitamos a fazenda experimental do Colégio Agrícola Arlindo Ribeiro. Logo que chegamos, o jardim do colégio chamou a atenção das crianças e as cores das plantas foram reconhecidas em todos os lugares que visitamos. Quando chegamos à horta, surgiram comentários como: “ existem muitas verduras nesta horta, até parece que alguém pintou, está tudo colorido".

Objetivos

A partir do questionamento “Quais cores vamos encontrar lá?” O projeto possibilitou desenvolver com as crianças atividades artísticas, a partir de alguns representantes clássicos e da utilização de materiais alternativos. Proporcionando aos alunos a capacidade de representar informações sobre os artistas pesquisados e realizar produções pessoais. E também abordamos o uso da linguagem artística como um canal para ler, explicar e experimentar o mundo.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos e professores do Colégio Estadual Arlindo Ribeiro, Pais de alunos, Professora de Artes Josiane Ostemayer Knoner.

Articulação com o currículo

Matemática - Relacionar quantidades aos números trabalhados, representar quantidades através do desenho, realizar estimativas, estabelecer relações de semelhança e diferença, registro de informações em tabelas.
Linguagem oral e escrita - Relatar vivências e observações de acordo com a sequência lógica temporal dos fatos, reproduzir oralmente músicas conhecidas e aprendidas, utilizar o desenho como forma de registro e comunicação, brincar e explorar espontaneamente poemas, relação entre escrita e desenho.
Identidade e autonomia - Desenvolvimento do senso de participação e colaboração em atividade coletiva, percepção do ciclo das atividades cotidianas.
Artes visuais - Desenvolvimento da expressão plástica e criatividade, desenvolvimento de percepção visual, leitura e fruição de obra de arte.
Química - mistura de elementos que provocam reações em cores e textura diversas.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Ao chegar na escola, dois momentos foram propostos, o primeiro foi fazer um desenho sobre o local visitado, e as crianças destacaram as cores e formas do local observado, principalmente da horta. No segundo momento optamos então por confeccionar uma maquete da horta do local. E encaminhar o projeto para esta temática.

Ficha Técnica
Escola
Colégio Sesi Educação Infantil Guarapuava/PR

Diretor
Marildo Faustino Rodrigues

Turma
Pré I B

Número de alunos
20

Educadores
Andressa Daiany Makuch e Lidiane Martins Fassini (auxiliar)

Estado
Paraná

Município
Guarapuava

Cooperativa
SICREDI PLANALTO DAS ÁGUAS PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO PORTAL DO LAGO

Apoiadores
Alunos e professores Colégio Agrícola Estadual Arlindo Ribeiro

Assessoria Pedagógica
UNICENTRO - Suzete T. Orzechowski
Muitos objetivos foram alcançados a partir da implantação do programa União faz a vida, mas o mais significativo foi sem sombra de dúvidas o desenvolvimento do senso de cooperação estimulado pelo projeto, aprendendo a trabalhar em equipe, dividindo ou construindo juntos. Também fora da escola os pais trabalharam junto com seus filhos, auxiliando em pesquisas ou na coleta de materiais. Com toda certeza difundiu-se a cultura da cooperação entre todos os envolvidos.
Lidiane Mastins Fassini - Professora auxiliar | Professor(a)