Jardim das Cores
“ As crianças aprendem o que é cidadania nos primeiros anos de vida. A família , sociedade e escola estão diretamente inseridos neste contexto. E a metodologia e os projetos trabalhados, despertaram em meu filho os valores de um cidadão, onde ele aprendeu o valor da natureza e de sua preservação. Este projeto ensinou valores que nossos filhos levarão para a vida adulta e para a sociedade onde serão protagonistas.
Márcia Mendes Costa Guareski | responsável
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada no Colégio Agrícola Estadual Arlindo Ribeiro que fica localizado dentro de uma fazenda onde encontra-se vários de animais que servem de estudos para os futuros técnicos agrícolas. Os alunos do colégio agrícola acompanharam toda a expedição e explicaram cada setor para as crianças, foi observado como criam os animais e o cultivo de plantas e flores.
Objetivos
A conscientização e o cuidado com a natureza e o meio ambiente, explicando que as plantas e a diversidade de cores deixam o ambiente em que estamos inseridos mais alegre, bonito e bem cuidado. Educar de maneira sustentável com a implantação do paisagismo.
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade de aprendizagem foi articulada com passeios e atividades na escola, onde a proposta era deixar um ambiente mais agradável para a comunidade escolar. Também com a participação dos pais e familiares na execução de atividades como cultivo e plantio das flores, trocas de experiências, conservação do meio ambiente, seja na escola ou em casa, e também a troca de experiências quanto à reciclagem de diversos tipos materiais.
Articulação com o currículo
Matemática: Organização espacial, relação e representação de numerais e quantidades, cores, formas, semelhanças e diferenças.
Português: Gêneros textuais, rodas de conversas, “contação” de histórias, tentativas de escrita, letras iniciais, leitura e interpretação de imagens.
Identidade e autonomia: Participação ativa na realização das atividades práticas, evolvendo ações do cotidiano como cooperação, solidariedade, respeito ao próximo e cuidado com o meio em que está inserido.
Natureza e sociedade: Percepção dos cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente, reciclagem, meio ambiente.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a aplicação da boa pergunta e vivenciada a expedição, a professora em conjunto com os alunos definiram o tema a partir de conversas e relatos do que foi visitado, surgiram idéias dos cuidados com o meio ambiente, como não jogar lixo, caminhadas dentro da escola, cuidado com as plantas e principalmente cuidado com o local de convivencia diária. Concluindo assim ser necessário trabalhar sobre o tema.