Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2014 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Jardim das Cores As crianças aprendem o que é cidadania nos primeiros anos de vida. A família , sociedade e escola estão diretamente inseridos neste contexto. E a metodologia e os projetos trabalhados, despertaram em meu filho os valores de um cidadão, onde ele aprendeu o valor da natureza e de sua preservação. Este projeto ensinou valores que nossos filhos levarão para a vida adulta e para a sociedade onde serão protagonistas.
Márcia Mendes Costa Guareski | responsável
Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada no Colégio Agrícola Estadual Arlindo Ribeiro que fica localizado dentro de uma fazenda onde encontra-se vários de animais que servem de estudos para os futuros técnicos agrícolas. Os alunos do colégio agrícola acompanharam toda a expedição e explicaram cada setor para as crianças, foi observado como criam os animais e o cultivo de plantas e flores.

Objetivos

A conscientização e o cuidado com a natureza e o meio ambiente, explicando que as plantas e a diversidade de cores deixam o ambiente em que estamos inseridos mais alegre, bonito e bem cuidado. Educar de maneira sustentável com a implantação do paisagismo.

Comunidade de Aprendizagem

A comunidade de aprendizagem foi articulada com passeios e atividades na escola, onde a proposta era deixar um ambiente mais agradável para a comunidade escolar. Também com a participação dos pais e familiares na execução de atividades como cultivo e plantio das flores, trocas de experiências, conservação do meio ambiente, seja na escola ou em casa, e também a troca de experiências quanto à reciclagem de diversos tipos materiais.

Articulação com o currículo

Matemática: Organização espacial, relação e representação de numerais e quantidades, cores, formas, semelhanças e diferenças.

Português: Gêneros textuais, rodas de conversas, “contação” de histórias, tentativas de escrita, letras iniciais, leitura e interpretação de imagens.

Identidade e autonomia: Participação ativa na realização das atividades práticas, evolvendo ações do cotidiano como cooperação, solidariedade, respeito ao próximo e cuidado com o meio em que está inserido.

Natureza e sociedade: Percepção dos cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente, reciclagem, meio ambiente.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a aplicação da boa pergunta e vivenciada a expedição, a professora em conjunto com os alunos definiram o tema a partir de conversas e relatos do que foi visitado, surgiram idéias dos cuidados com o meio ambiente, como não jogar lixo, caminhadas dentro da escola, cuidado com as plantas e principalmente cuidado com o local de convivencia diária. Concluindo assim ser necessário trabalhar sobre o tema.

Ficha Técnica
Escola
Colégio Sesi Guarapuava Educação Infantil

Diretor
Marildo Faustino Rodrigues

Turma
Pré II A

Número de alunos
20

Educadores
Jackeline Quadros Rodrigues e Fernanda Tonon

Estado
Paraná

Município
Guarapuava

Cooperativa
SICREDI PLANALTO DAS ÁGUAS PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO PORTAL DO LAGO

Apoiadores
Professores e alunos do Colégio Agrícola Estadual Arlindo Ribeiro

Assessoria Pedagógica
UNICENTRO - Suzete T. Orzechowski
Percebi que os alunos demonstraram maior interesse quanto ao cuidado e limpeza de nossa escola e sala de aula, seja com o paisagismo quanto ao cuidado com lixos, sujeiras, organização de materiais, tornando assim um ambiente muito mais agradável para se conviver. Notou-se também uma maior atenção dois pais e familiares com a nossa escola.
Fernanda Tonon | Professor(a)