Conhecendo e prevenindo doenças
“ Fazer o trabalho foi bom e muito proveitoso, principalmente porque conhecemos mais detalhes sobre as doenças e como preveni-las. Destacamos também, a integração e interesse dos grupos envolvidos, melhorando assim o relacionamento da turma.
Mateus Gass, Andressa, Carini, Gabrieli, Isadora, Tiago, Pedro, Cristielli e Bruna | aluno(a)
Expedição Investigativa
A expedição investigativa aconteceu em sala de aula através da análise de um quadro comparativo sobre vírus e bactérias, os agentes causadores de doenças, bem como, sintomas e prevenção, o qual foi elaborado pelos alunos juntamente com a professora. No momento da expedição, foi pontuado pelos alunos que gostariam de conhecer mais amplamente o assunto, ficaram curiosos e demonstraram interesse em aprofundar o conhecimento de algumas doenças.
Objetivos
Promover nos alunos um comportamento responsável no que se refere à prevenção de doenças; Desenvolver os conhecimentos básicos necessários sobre doenças e reconhecer a responsabilidade de cada um para a eficácia da prevenção, conhecendo os métodos e ações para que isso aconteça; Despertar a consciência da importância de ter atitudes maduras quando se fala em prevenções de doenças.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, alunos, professores, funcionários, motoristas, palestrantes e comunidade em geral.
Articulação com o currículo
* Ciências: Doenças transmissíveis por vírus e bactérias. - Elaboração e realização de pesquisa na comunidade sobre o conhecimento dos pais acerca das doenças; Palestra aos alunos.
* Matemática: Construção de gráficos com dados da Pesquisa. - Análise dos dados coletados e Construção de gráficos;
* Português: Leitura, interpretação de textos sobre o tema e criação de história em quadrinhos. - Produção de textos variados para construção o Livro de histórias
* Artes: Construção de personagens para História em Quadrinhos. - Despertar a criatividade e o senso estético.
* Ed. Física: Trabalhar com exercícios físicos aeróbicos para prevenção de doenças.
* História: Documentários, filmes e pesquisas sobre as principais pestes devastadoras na História. - Estudo sobre as pestes devastadoras no Brasil e no Mundo?
* Geografia: Construção de mapas do Brasil e identificação do município. - Mapear índices de Dengue no Brasil.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Em sala de aula, os alunos reunidos, realizaram seus relatos orais sobre o que conheciam do assunto e definiram juntamente com a professora, trabalhar com pesquisa, na forma de grupos, escolhendo ações para cada grupo e definindo que ao final do estudo, realizarão a criação de um livro de história em quadrinhos referente aos temas elencados: Aids, Leptospirose e Dengue.