RESGATANDO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
“ Achei muito legal os papais virem aqui na escola para brincar comigo e com meus colegas, porque eu adoro receber visitas.
Bernardo José Spanavello – 4 Anos – Maternal IV | aluno(a)
Expedição Investigativa
Foi realizado um passeio (piquenique), no Museu Geringonça, ali as crianças conheceram as tradições e costumes italianos, bem como uma boneca de louça antiga que chamou atenção das crianças por estar sem olhos; daí surgiu a ideia de trabalhar o tema brinquedos e brincadeiras, onde será resgatado, com a ajuda dos pais, os brinquedos e brincadeiras que eles gostavam de brincar na infância. Utilizou-se a pergunta Exploratória: Quais brincadeiras vocês brincavam e gostavam na infância?
Objetivos
Conhecer brincadeiras e brinquedos antigos, a fim de resgatá-los do passado e torná-los parte do universo infantil.
Comunidade de Aprendizagem
A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais, enfim toda Comunidade envolvida no processo formativo.
Articulação com o currículo
- Promover a interação entre os pais e as crianças através de uma apresentação de brinquedos antigos, juntamente com uma mini gincana, em que proporcionado aos alunos a possibilidade de conhecer brinquedos antigos e, ainda, poder brincar com seus pais;
- Confecção de brinquedos feitos com os pais das crianças em casa;
- Visita as diferentes pracinhas da nossa cidade, incluindo a praça de todas escolas da cidade;
- Visita a brinquedoteca de São João do Polêsine;
- Confecção de diferentes brinquedos com os alunos em sala de aula;
- Possibilidade de escolha de brinquedo; criatividade e atenção;
- Realizar brincadeiras em diferentes lugares conhecendo diferentes realidades;
- Conhecer um espaço amplo com diversos tipos de jogos;
- Interessar-se pelas próprias criações e as dos colegas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a expedição Investigativa, foi realizada uma pesquisa com os pais, através da Pergunta Exploratória (Quais brincadeiras vocês brincavam e gostavam na infância?), em que puderam relatar sobre suas preferências, na infância, de brinquedos e brincadeiras. Assim, a partir dos grafismos (desenhos) das crianças e da conversa com os pais, ficou decidido que o tema do projeto é: Resgatando Brinquedos e Brincadeiras.