O Mundo da Reciclagem
“ Estou aprendendo a reciclar, a construir brinquedos, instrumentos musicais e enfeites. Também a economizar água, luz, dinheiro. E com isso aprendi o principal, que é ter responsabilidade com nós e com o planeta.
Samuel Barbosa Costa | aluno(a)
Expedição Investigativa
Surgiu a partir dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula, o cuidado que devemos ter com o desperdício desta riqueza natural e da adoção de ações de consumo consciente. A partir disso, a professora investigou o que os alunos entendiam por consumo consciente e que medidas poderiam ser adotadas para auxiliar sua comunidade. Decidiram fazer a expedição no Bairro Tatsch para perceber a realidade. A Pergunta Exploratória foi: O que podemos fazer para melhorar a comunidade onde vivemos?
Objetivos
Desenvolver noções de consumo consciente relacionando à vida cotidiana de cada aluno.
Comunidade de Aprendizagem
Círculo de Pais e Mestres; Conselho Escolar, Secretaria de Educação, Sicredi; professores da escola; funcionários; pais dos alunos participantes deste projeto; Cotrisel; alunos da Escola, Equipe Diretiva da Escola, Marco Rigui, Secretaria do Meio Ambiente, Corsan.
Articulação com o currículo
Estímulo para a reutilização do lixo com a construção de lixeiras com as cores de acordo com o tipo de lixo. -Habilidades: sonoridade, ritmo, comportamento em grupo, cooperação e coletividade, consciência ambiental, habilidades motoras.
Documentário: Ilha das Flores. Os alunos farão um texto coletivo sobre o assunto e escrita com diferentes gêneros textuais. -Habilidades: compreensão, expressão oral, escrita e artística, noções de espaço, condições de refletir e se expressar sobre as diversas realidades da falta de cuidado com o lixo.
Alunos recolherão materiais recicláveis e farão diversos objetos utilizáveis. -Habilidades: coordenação motora, grafismo, criatividade, conscientização ambiental.
Visita até a Secretaria do Meio Ambiente para saber como está a situação do lixo na nossa cidade: Para onde vai? Existe associação dos catadores de lixo em São Sepé? -Habilidades: comportamento social, respeito, exercício da cidadania.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a aplicação da pergunta e vivenciada a expedição, a professora em conjunto com os alunos construíram um painel sobre “O que sabemos? O que vimos? e Nossas Percepções?”. Diante disso, concluíram que é necessário e possível trabalhar na perspectiva dos temas citados, sob o seguinte nome do projeto: O Mundo da Reciclagem.