Classificação: VALORES
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Cuidando de mim e do meu colega Eu achei o projeto de valores bem interessante, porque a professora trabalhou dinâmicas e brincadeiras bem diferentes que fizeram a gente pensar em nossas atitudes. Teve também o plantio e cuidado com as florezinhas e muitas outras atividades bem legais que nós estamos desenvolvendo.
Nicole Antonella Schmengler Rosa (3 ano) | aluno(a)
Expedição Investigativa

A partir das perguntas exploratórias, (Como é a sua relação com as pessoas que convivem contigo? E que atitudes você acha importantes para ter um bom relacionamento com as pessoas?) foi organizada a Expedição Investigativa em que os alunos entrevistaram um pastor, que falou sobre como viver respeitando regras e limites, tornando a vida em sociedade mais atrativa e harmoniosa. Além dele, os alunos fizeram as perguntas para vizinhos e familiares e aos moradores do entorno da escola.

Objetivos

Contribuir com a formação moral da criança, mostrando que devemos respeitar o outro, envolvendo regras, direitos e deveres, valorizando a prática de bons hábitos e a importância de vivermos em harmonia, respeitando os limites de convivência social e as diferenças.

Comunidade de Aprendizagem

Pais, professores, alunos, CPM, Secretaria de Educação, Prefeitura Municipal, Comunidade em geral, Secretaria de Assistência Social.

Articulação com o currículo

Português - Leitura, produção textual, acróstico, paródias, palestra sobre relações humanas, dinâmicas de grupo;

Matemática - Histórias matemáticas envolvendo as quatro operações;
Leitura, levantamento e interpretação de gráficos matemáticos a partir dos conflitos vivenciados pelas crianças envolvidas no projeto.
Cálculos.

Ciência - Valores ambientais e conservação e preservação da natureza.

História e Geografia - Pesquisar a história da comunidade.
Entrevistar as pessoas da comunidade; (paralelo da escola de antigamente com atualmente).

Artes - Confecção de painel, murais, dicionário dramatização, canto, dança, jogos e brincadeiras.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Ao retornarmos para a escola, nos reunimos para uma roda de conversa em sala de aula, em que os alunos leram e falaram sobre o que mais lhes chamou a atenção nas entrevistas realizadas. Com isso foi possível perceber que a grande maioria entende seus limites e regras só não os colocam em prática. Nesse contexto, escolheram o seguinte título para o projeto deste ano: “Cuidando de mim e do meu colega”.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia

Diretor
Jocelaine de David

Turma
3 ano

Número de alunos
17

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Faxinal do Soturno

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE FAXINAL DO SOTURNO

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
O presente projeto “Cuidando de mim e do meu colega” contribuiu para a formação moral dos alunos, demostrando que deve haver respeito entre os colegas, regras a serem cumpridas, direitos e deveres. Através de suas atividades o projeto demonstrou aos alunos a importância de vivermos em harmonia, respeitando os limites de convivência humana.
Catiuce Somavilla | Professor(a)