Conhecendo o corpo humano e suas fases
“ Estou aprendendo a conviver melhor com a professora, colegas e comunidade. Esse projeto me fez muito bem.
Pâmela Garcia Santos (5 ano) | aluno(a)
Expedição Investigativa
Aconteceu nas turmas do 4 e 5 a partir de uma entrevista com membros da comunidade. Para tal entrevista, os alunos utilizaram a seguinte pergunta exploratória: Como era sua vida, seu lazer, quando você tinha a minha idade?”.
Ao retornar para a escola, realizamos um breve comentário da entrevista, depois os alunos fizeram textos coletivos. Com essa atividade, os alunos percebam a diferença de relacionamento, lazer e respeito do tempo em que os entrevistados tinham.
Objetivos
Proporcionar aos alunos hábitos e atitudes que conduzam ao relacionamento mais harmônico entre comunidade escolar e o meio em que vive.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, Professores, funcionária, estagiárias, pais e membros da comunidade.
Articulação com o currículo
* Texto coletivo, expressar suas ideias com clareza e desembaraço oral e escrito.
* Substantivo (gênero, número, grau).
* Sinais de pontuação
* Tipos de frases
* Numerais
* Histórias matemática
* Localização (pontos cardeais, colaterais)
* Formação étnica (município e estado do Rio Grande do Sul)
* Fases do desenvolvimento humano;
* Higiene corporal;
* Partes do corpo.
* Expressar a auto estima através de seu retrato;
* Desenho, pintura;
* Entender as diferentes fases do desenvolvimento
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Aconteceu com a participação das professoras, alunos e pessoas da comunidade que foram entrevistadas. Quando retornamos para a sala de aula, organizamos os relatos, anotações que as crianças trouxeram e formamos um texto coletivo com todos alunos participantes da entrevista. Sensibilizados, trouxeram as seguintes questões: necessidade de valorizar e resgatar à socialização dos alunos junto ao ambiente escolar e mudança de atitudes dos alunos frente aos colegas e à comunidade.