Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Meio Ambiente e Reciclagem Eu estou aprendendo a reciclar e reaproveitar o lixo. O jornal foi utilizado quando alguém leu e hoje estamos utilizando ele novamente no chapéu.
Guilherme Stefanello Pesamosca | aluno(a)
Expedição Investigativa

Pergunta norteadora: Onde está o lixo e de que forma pode ser reutilizado? No pátio da escola observamos as lixeiras e suas respectivas cores, explicando cada uma delas. As crianças observaram cuidadosamente o que tinha dentro da lixeira e explicamos a importância de selecionar os lixos. Em seguida fizemos uma expedição pelos arredores da escola até a ponte do Rio Portela, onde as crianças observaram atentos os lixos jogados no chão, como papelão, plásticos e papel de bala.

Objetivos

Conscientizar e sensibilizar as crianças e familiares sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, identificando situações cotidianas que causam danos ao mesmo, tais como, as queimadas, desmatamentos, poluição, desperdício de água entre outros, enfatizando o problema do lixo e uma possível solução, o da reciclagem, através da coleta seletiva e reaproveitamento dos materiais reciclados.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, Pais, Nutricionista da Secretária de Saúde, Professores e Funcionários.

Articulação com o currículo

- Meios de Transportes e Comunicações: Confecção de meios de transporte e comunicação com sucata; Oficina de Brinquedos com sucatas;
- Reconhecer os elementos que fazem parte da natureza: Confecções de dobraduras, bingo, jogo da memória, desenhos livres, painéis coletivos, máscaras de animais;
- Alimentação Saudável: Oficinas culinárias com as mães para reaproveitamento de sobras, caules e folhas que seriam descartadas; Palestra com nutricionista.
- Folclore: Oficinas de brinquedos folclóricos com os familiares para promover o reaproveitamento de materiais recicláveis.
- A Criança e o Natal: Construção de guirlandas, bonecos de gelo, papai Noel, pinheiros, sinos usando material reciclado.
- A criança e a Pátria e Cultura Gaúcha: Confecção de bandeiras, carimbos de mãos, desenhos livres sobre a pátria, Painel, recorte e colagem, músicas e dança confecção de gaita e violão, cavalo usando material reciclado.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a Expedição Investigativa, os alunos se reuniram em roda de conversa na sala de aula, onde relataram o que viram e observaram no pátio da escola e nos arredores durante a expedição. Foi questionado sobre qual destino os pais dão ao lixo em suas casas. Após as crianças registraram através de um desenho livre a expedição.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Aquarela

Diretor
Angela Binoto da Rosa

Turma
Maternal II e III (manhã).

Número de alunos
18

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Nova Palma

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA PALMA

Apoiadores
CAMNPAL, EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Associação Amigos do Rio Portela

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
Considerando que a maioria dos materiais que jogamos no lixo pode ser reciclada ou reaproveitada contribuindo assim a preservação do planeta para as futuras gerações. Salientamos a importância de ter um ambiente limpo em nossa escola, casa, e nos outros lugares em que frequentamos. E percebe-se muito que com o desenvolvimento do projeto das atividades muitas explicações e ensinamentos estão chegando em casa e conscientizando assim também os pais sobre o lixo.
Marlete Balssan Baratto e Daniela Lopes | Professor(a)