Meio Ambiente e Reciclagem
“ Eu estou aprendendo a reciclar e reaproveitar o lixo. O jornal foi utilizado quando alguém leu e hoje estamos utilizando ele novamente no chapéu.
Guilherme Stefanello Pesamosca | aluno(a)
Expedição Investigativa
Pergunta norteadora: Onde está o lixo e de que forma pode ser reutilizado? No pátio da escola observamos as lixeiras e suas respectivas cores, explicando cada uma delas. As crianças observaram cuidadosamente o que tinha dentro da lixeira e explicamos a importância de selecionar os lixos. Em seguida fizemos uma expedição pelos arredores da escola até a ponte do Rio Portela, onde as crianças observaram atentos os lixos jogados no chão, como papelão, plásticos e papel de bala.
Objetivos
Conscientizar e sensibilizar as crianças e familiares sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, identificando situações cotidianas que causam danos ao mesmo, tais como, as queimadas, desmatamentos, poluição, desperdício de água entre outros, enfatizando o problema do lixo e uma possível solução, o da reciclagem, através da coleta seletiva e reaproveitamento dos materiais reciclados.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, Pais, Nutricionista da Secretária de Saúde, Professores e Funcionários.
Articulação com o currículo
- Meios de Transportes e Comunicações: Confecção de meios de transporte e comunicação com sucata; Oficina de Brinquedos com sucatas;
- Reconhecer os elementos que fazem parte da natureza: Confecções de dobraduras, bingo, jogo da memória, desenhos livres, painéis coletivos, máscaras de animais;
- Alimentação Saudável: Oficinas culinárias com as mães para reaproveitamento de sobras, caules e folhas que seriam descartadas; Palestra com nutricionista.
- Folclore: Oficinas de brinquedos folclóricos com os familiares para promover o reaproveitamento de materiais recicláveis.
- A Criança e o Natal: Construção de guirlandas, bonecos de gelo, papai Noel, pinheiros, sinos usando material reciclado.
- A criança e a Pátria e Cultura Gaúcha: Confecção de bandeiras, carimbos de mãos, desenhos livres sobre a pátria, Painel, recorte e colagem, músicas e dança confecção de gaita e violão, cavalo usando material reciclado.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a Expedição Investigativa, os alunos se reuniram em roda de conversa na sala de aula, onde relataram o que viram e observaram no pátio da escola e nos arredores durante a expedição. Foi questionado sobre qual destino os pais dão ao lixo em suas casas. Após as crianças registraram através de um desenho livre a expedição.