Brincando e aprendendo
“ O aluno expressou-se sobre sua alegria em participar das atividades lúdicas e recreativas utilizando corda, dizendo: Gostei de passar na corda professora.
Gabriel Magnano Sodré (2 anos) | aluno(a)
Expedição Investigativa
A pergunta exploratória: O que você vê aqui neste lugar?
Realizando uma caminhada, observando tudo a nossa volta. Chegando na escola estadual, fomos ao parque (quadra de esportes) onde as crianças tiveram a oportunidade de estar em contato com diferentes brinquedos da pracinha, elas, inclusive, tiveram contato com outros alunos que brincavam por lá e também desfrutaram da bela natureza que rodeia o local.
Objetivos
Promover o desenvolvimento integral dos alunos através da psicomotricidade e a descoberta através do movimento, ou seja, interagindo com o meio, enriquecendo as relações com o outro e, consequentemente, o seu próprio desenvolvimento. Por meio da ludicidade, as crianças além de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem a fim de se tornarem seres criativos, críticos e autônomos.
Comunidade de Aprendizagem
A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais, enfim, apoiadores e toda Comunidade envolvida no processo formativo.
Articulação com o currículo
• Promover o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;
• Recriar, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;
• Ampliar a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
• Possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar;
• Possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e conhecimento da diversidade;
• Propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Retomando a expedição realizada e observado os principais pontos colocados pelos alunos através de relatos e registros individual e coletivo, ficou resolvido que o tema a ser trabalhado ao longo do ano é: “Brincando e aprendendo”.