A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS CONTRIBUINDO PARA A APRENDIZAGEM
“ Eu achei as atividades do projeto bem legal, divertidas, alegres e engraçadas. Só houve coisas boas, aprendemos a fazer silêncio para ouvir o que é certo e errado, ter respeito e ter atenção.
Lara Kemeron Belmont dos Santos (1 ano) | aluno(a)
Expedição Investigativa
A partir da seguinte pergunta exploratória “VOCÊS GOSTAM DE OUVIR HISTÓRIAS? POR QUE?” fez-se a expedição no território investigado – a Biblioteca Pública Municipal “Machado de Assis”, onde os alunos puderam conhecê-la e ouvir uma história infantil. Com isso, foi enfatizada a habilidade do saber ouvir.
Objetivos
Proporcionar ao aluno uma aprendizagem associada, se possível, à realidade que o cerca para que ele possa interagir em seu ambiente e entender as diferentes formas de linguagens através da contação de histórias e da diversidade do mundo da leitura.
Comunidade de Aprendizagem
Equipe de professores, alunos, funcionárias, pais, motoristas e comunidade em geral.
Articulação com o currículo
Português
-Dramatização dos clássicos infantis.
-Desenvolver a impressão oral, compreensão e interpretação.
-Atividades de sistematização da escrita.
Matemática
-Relacionar o símbolo numérico com quantidades e historinhas matemáticas.
História, religião, artes, língua portuguesa, educação física.
-Compreender os diferentes falares do cotidiano através de histórias infantis. Com isso, possibilitará ao aluno responsabilizar-se com as falas ditas e ouvidas.
Geografia
-Noções de tempo e lugar onde acontece a história.
Ciência
-Os cinco sentidos
Arte
-Música, desenhos, modelagens, fantoches, pinturas.
-Dobradura.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao retornarmos da Biblioteca, os alunos reuniram-se em uma roda de conversa na sala de aula para relatarem o que mais lhes chamou atenção no espaço investigado, onde alguns também representaram o momento em forma de desenhos, conseguiram identificar alguns personagens, tendo em vista estarem na 1 ano adoram ouvir e contar histórias.