Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O Mundo Mágico da Literatura Eu gostei de quando a Chapeuzinho Vermelho veio visitar nós, ela contou a história dela, eu fiquei com um pouco de medo do Lobo. A Dona Maricota perdeu a cesta quando ela veio aqui na sala mas, eu gostei também da história dela, das frutas, da sopa.
Giordano Ceretta (3 anos) | aluno(a)
Expedição Investigativa

O contato das crianças com a literatura infantil através do ouvir, recontar e dramatizar histórias faz parte do cotidiano e do processo de desenvolvimento infantil: a imaginação, a criatividade o gosto pelas obras literárias, assim como os processos cognitivo, social e emocional. Sendo assim, o gosto pela literatura motivou a nossa Expedição Investigativa que foi feita na Biblioteca Municipal Machado de Assis com a seguinte Pergunta Exploratória: “O que eu aprendo aqui?”

Objetivos

Explorar a capacidade imaginativa e criativa através de histórias infantis em um espaço acolhedor.

Comunidade de Aprendizagem

A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais, enfim, apoiadores e toda Comunidade envolvida no processo formativo.

Articulação com o currículo

• Identificam a voz das pessoas com quem convivem;
• Ler imagens;
• Movimentos gestuais;
• Expressam-se oralmente;
• Relatar experiências;
• Motricidade fina: encaixe;
• Dança;
• Música.

Quanto às histórias:
• Sabem contar história;
• Dramatizar;
• Fazem leitura de imagens;

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a expedição investigativa foi feito um conselho de grupo com os alunos com a seguinte pergunta “o que eu aprendo aqui?; e as respostas coletadas foram que:
• Eu aprendo a ler livrinhos;
• Aqui tem muito livro;
• É legal;
• É colorido;
• É grande;
• Aqui gente lê livrinho.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Beija-Flor

Diretor
Lisandra Locatelli Pereira

Turma
Maternal III

Número de alunos
21

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Faxinal do Soturno

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE FAXINAL DO SOTURNO

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
Oportunizar as crianças o contato com diferentes gêneros textuais foi muito relevante, pois observou-se a evolução delas, nas suas capacidades imaginativas, criativas e expressivas através de diálogos, de contos e recontos de histórias. Também para professores que puderam contar com a participação da família principalmente na ação “Bolsa Amarela” que fez com que os pais participassem mais ativamente das vivências escolares do filho.
Mayara da Rosa Cardoso | Professor(a)