Vamos aprender a brincar e a estudar juntos?
“ Eu gostei muito de participar da confecção do jogo. Eu contribui com a areia para colocar dentro das garrafas. Cada colega contribuiu com algum material para podermos confeccionar o jogo.
Natanael da Silva Neves (1 ano) | aluno(a)
Expedição Investigativa
Os alunos, juntamente com a professora, para conhecerem o lugar onde moram, na localidade da Vila São Lucas, local em que a escola está inserida. A expedição foi realizada, mas não havia praticamente ninguém nas casas, dessa forma organizou-se uma pergunta exploratória para os pais: Como é o convívio no dia a dia com seu filho(a)? E perante os irmãos, como é convívio do seu filho(a)? Há dificuldades para educá-los? Vocês pais, impõem ou não limites para seus filhos?
Objetivos
Criar hábitos e atitudes que levem os alunos a terem um relacionamento melhor na sua vivência grupal e na sua comunidade escolar.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, funcionárias, estagiários, pais, APM, membros da comunidade e demais apoiadores.
Articulação com o currículo
* Dia da guloseima, mas com acordo de comer lanche da escola nos outros dias.
* Valorização, cooperação de atitudes que ajudam na sua convivência diária.
* Pais como elementos integrantes da família escolar participando da vida escolar.
* Valores, amizades, coleguismo, respeito, amor ao próximo e as pessoas mais velha, família escolar.
* Redação de um manual das regras de convivência.
* Alfabeto, vogais, consoantes, número de sílabas e letras, diferenciação de vogais e consoantes e número ordinais.
* Bingo (sílabas, palavras e número), boliche e memória.
* Integração da comunidade com escola. Convite Dia da Família. Jogos, brincadeiras e confraternização.
* Meios de transporte, meios de comunicação e brinquedos livres.
* Integração através de brincadeiras com os alunos valorizando direitos e deveres.
* Partes do corpo, sentidos, higiene e hábitos.
* Relacionamento entre pais e filhos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Com a participação da professora, alunos e pais quando retornamos para a sala de aula e organizamos os relatos, anotações e desenhos que as crianças trouxeram da expedição investigativa. Sensibilizados, trouxeram as seguintes questões: Necessidade de valorizar e resgatar à socialização dos alunos junto ao ambiente escolar e mudança de atitudes dos alunos frente aos colegas e a comunidade, respeitando os limites de cada um.