Classificação: Cores e formas
Período de desenvolvimento: 2015 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Aprendendo e brincando com as cores e formas
Expedição Investigativa

O local a ser investigado foi o trajeto da escola até a Praça Municipal.
Durante a realização da expedição investigativa, as crianças observavam as cores e as formas que encontravam no ambiente e falavam sobre as mesmas, por exemplo: “veja a casa do Breno é da cor amarela”; “a gangorra tem a forma de um retângulo”, “o gira-gira é da forma redonda". Em roda de conversa chegou-se ao tema do projeto.

Objetivos

Propiciar a criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e das formas, possibilitando a criança identificá-las.

Comunidade de Aprendizagem

O trabalho desenvolvido contou com a parceria da escola como um todo: direção, professores, funcionários, pais e alunos.

Articulação com o currículo

• Área das Linguagens
Histórias; músicas; poesias ilustradas; artes; teatro; obras de arte.

• Área da Matemática
Blocos lógicos; gráficos; quantificação; números; dominó das formas; roda das cores.

• Área das Ciências Naturais e Humanas
Experiências; natureza.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Paulo Amando Schramm

Diretor
Realesa Palaoro

Turma
Pré - U - Manhã

Número de alunos
13

Educadores
Karina Signor Girardi

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Rondinha

Cooperativa
SICREDI REGIÃO DA PRODUÇÃO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE RONDINHA

Assessoria Pedagógica
Jandira Brochier Freitas
Percebeu-se durante o desenvolvimento do projeto que os alunos desenvolveram conhecimentos e aprendizagens, pois os mesmos, em várias situações na sala de aula, relatavam, observavam e comparavam as aprendizagens com tudo o que ouviam, viam.
Nos desenhos que realizavam, pintavam, procuravam relacionar com a cor real, bem como a forma.
Foram momentos significativos onde o desenvolvimento do tema foi válido.
Karina Signor Girardi | Professor(a)