Aprendendo e brincando com as cores e formas
Expedição Investigativa
O local a ser investigado foi o trajeto da escola até a Praça Municipal.
Durante a realização da expedição investigativa, as crianças observavam as cores e as formas que encontravam no ambiente e falavam sobre as mesmas, por exemplo: “veja a casa do Breno é da cor amarela”; “a gangorra tem a forma de um retângulo”, “o gira-gira é da forma redonda". Em roda de conversa chegou-se ao tema do projeto.
Objetivos
Propiciar a criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e das formas, possibilitando a criança identificá-las.
Comunidade de Aprendizagem
O trabalho desenvolvido contou com a parceria da escola como um todo: direção, professores, funcionários, pais e alunos.
Articulação com o currículo
• Área das Linguagens
Histórias; músicas; poesias ilustradas; artes; teatro; obras de arte.
• Área da Matemática
Blocos lógicos; gráficos; quantificação; números; dominó das formas; roda das cores.
• Área das Ciências Naturais e Humanas
Experiências; natureza.