Classificação: Demografia
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O Censo em minha escola "Achei muito legal, nunca tive muito interesse sobre o censo, mas depois que fizemos esse trabalho, foi bem legal aprender como faz a pesquisa e a coleta dos dados. Achei bem interessante."
Emanuele Dal Pizzol | aluno(a)
Expedição Investigativa

A partir do questionamento de alguns alunos durante a aula de Geografia, surgiu o interesse sobre o censo, como acontece e de que forma funciona o procedimento de coleta, apuração e apresentação de dados. Desta maneira o professor e os alunos definiram realizar o censo escolar.

Objetivos

Conhecer os métodos para a aplicação do censo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Espírito Santo e compreender a importância deste estudo na obtenção de informações e dados sobre a comunidade escolar.

Comunidade de Aprendizagem

Participaram do projeto a comunidade escolar (alunos; professores e equipe gestora), assim como os responsáveis e apoiadores pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) do município de Passo Fundo – RS (Visita dirigida).

Articulação com o currículo

História: Estudo sobre a história do censo; repartições do IBGE e sobre a população brasileira;
Geografia: Conceitos Demográficos; características da população brasileira; analise de dados e pirâmides etárias (1980 – 2020) com projeções de evolução;
Matemática: Estatística;
Informática: Criação de slides (PowerPoint) e Elaboração de Gráficos (Excel);
Português: Montagem de Slides e linguagem textual.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Espírito Santo

Diretor
Natalina Zanotto Sebastiani

Turma
7º Ano

Número de alunos
10

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Colorado

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE COLORADO

Assessoria Pedagógica
Patrícia Brum Pacheco
"Essa experiência foi muito produtiva e possibilitou a construção de um aprendizado cooperativo, onde os alunos tiveram a oportunidade de realizar a coleta de dados e compreender a importância do Censo de uma forma dinâmica e interdisciplinar."
Laurício Cardoso | Professor(a)