Classificação: O ser humano e os animais
Período de desenvolvimento: 2015 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

O Comportamento das Crianças e dos Dinossauros Eu aprendi muito sobre os Dinossauros e gostei muito da Viagem.
Pedro Henrique Girardi | aluno(a)
Durante o período de desenvolvimento do projeto dos dinossauros, pude perceber a euforia e a curiosidade em saber sempre mais sobre o assunto. A expectativa diária em querer ir para escola para saber o que iria aprender sobre os dinossauros tomava conta.
O projeto realizado foi de grande importância para o aprendizado, pois durante o o trabalho a professora desenvolveu com seus alunos temas que abordavam o dia a dia dos mesmos através de atividades e práticas diversificadas.
Karina Signor Girardi e Eliana Toquetto | responsável
Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa aconteceu junto a Praça Padre Eugênio, no dia 08 de abril de 2015, neste dia saímos da EMEI Professora Eida e fomos até a Praça onde pode-se observar e conversar sobre tudo o que havia neste local, como também relembrar os brinquedos que a alguns dias estavam no local e que um agradou mais as crianças e que foi o mais escolhido para brincar e os motivou a querer aprender sobre os Dinossauros.

Objetivos

Investigar, descobrir, conhecer o mundo dos dinossauros, sobre a vida e o comportamento destes animais e o comportamento das crianças.

Comunidade de Aprendizagem

Tivemos o apoio de toda a comunidade escolar, os pais foram muito receptivos e colaboraram sempre que necessário, tivemos o envolvimento da Direção, Coordenação, Bibliotecária, das demais professoras e funcionárias da escola. Os familiares das professoras também tiveram sua contribuição colaborando sempre que necessário nas receitas, na construção do canteiro dos dinossauros, na preparação da festa de encerramento .

Articulação com o currículo

Como o nome do Projeto já diz "O comportamento das Crianças e dos Dinossauros", trabalhou-se toda a parte de corpo humano, alimentação e higiene associando aos dinossauros, como eles eram, nomes, espécies, habitat, alimentação, contemplando assim as histórias infantis, músicas, atividade física e artísticas, filmes, documentários, construção de maquetes, recortes, colagens, pinturas, noções de número e quantificação, envolvendo assim a criança num todo.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Ao retornarmos da Expedição Investigativa na rodinha de conversa, pode-se perceber que o interesse das crianças, era unânime, todos se reportaram ao dia dos brinquedos, onde havia um brinquedo com dinossauros, e começaram a falar do mesmo e a querer saber mais sobre estes animais, então decidimos na turma que iríamos trabalhar o comportamento dos dinossauros e também das crianças visto que alguns alunos imitavam muito os dinossauros.

Ficha Técnica
Escola
Emei Professora Eida

Diretor
Mari Angela da Silva Brancher

Turma
Pré B

Número de alunos
21

Educadores
Kelin Banaletti, Jéssica Nervis, Morgane Ciarini, Ana Paula Balbinott Peruzzo, Claudete Bortoluzzi

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Rondinha

Cooperativa
SICREDI REGIÃO DA PRODUÇÃO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE RONDINHA

Assessoria Pedagógica
Jandira Freitas
Trabalhar este Projeto foi um desafio muito grande, pois não tinha muito conhecimento sobre o assunto o que me fez pesquisar e estudar bastante, porém foi um grande aprendizado, a cada dia minha curiosidade aumentava ainda mais e o desejo de ensinar e aprender mais sobre os dinossauros, já não era visto como desafio e sim como algo prazeroso de fazer.
Dentre muitos projetos que desenvolvi este foi o que mais gostei. O fascínio das crianças em aprender sobre estes animais me contagiou.
Jucilene Fátima Grossi Longhi | Professor(a)