O Comportamento das Crianças e dos Dinossauros
“ Eu aprendi muito sobre os Dinossauros e gostei muito da Viagem.
Pedro Henrique Girardi | aluno(a)
“ Durante o período de desenvolvimento do projeto dos dinossauros, pude perceber a euforia e a curiosidade em saber sempre mais sobre o assunto. A expectativa diária em querer ir para escola para saber o que iria aprender sobre os dinossauros tomava conta.
O projeto realizado foi de grande importância para o aprendizado, pois durante o o trabalho a professora desenvolveu com seus alunos temas que abordavam o dia a dia dos mesmos através de atividades e práticas diversificadas.
Karina Signor Girardi e Eliana Toquetto | responsável
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa aconteceu junto a Praça Padre Eugênio, no dia 08 de abril de 2015, neste dia saímos da EMEI Professora Eida e fomos até a Praça onde pode-se observar e conversar sobre tudo o que havia neste local, como também relembrar os brinquedos que a alguns dias estavam no local e que um agradou mais as crianças e que foi o mais escolhido para brincar e os motivou a querer aprender sobre os Dinossauros.
Objetivos
Investigar, descobrir, conhecer o mundo dos dinossauros, sobre a vida e o comportamento destes animais e o comportamento das crianças.
Comunidade de Aprendizagem
Tivemos o apoio de toda a comunidade escolar, os pais foram muito receptivos e colaboraram sempre que necessário, tivemos o envolvimento da Direção, Coordenação, Bibliotecária, das demais professoras e funcionárias da escola. Os familiares das professoras também tiveram sua contribuição colaborando sempre que necessário nas receitas, na construção do canteiro dos dinossauros, na preparação da festa de encerramento .
Articulação com o currículo
Como o nome do Projeto já diz "O comportamento das Crianças e dos Dinossauros", trabalhou-se toda a parte de corpo humano, alimentação e higiene associando aos dinossauros, como eles eram, nomes, espécies, habitat, alimentação, contemplando assim as histórias infantis, músicas, atividade física e artísticas, filmes, documentários, construção de maquetes, recortes, colagens, pinturas, noções de número e quantificação, envolvendo assim a criança num todo.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao retornarmos da Expedição Investigativa na rodinha de conversa, pode-se perceber que o interesse das crianças, era unânime, todos se reportaram ao dia dos brinquedos, onde havia um brinquedo com dinossauros, e começaram a falar do mesmo e a querer saber mais sobre estes animais, então decidimos na turma que iríamos trabalhar o comportamento dos dinossauros e também das crianças visto que alguns alunos imitavam muito os dinossauros.